Sebastian Vettel espanta “maré ruim” e vence na Malásia

Por Giovanni Romão

Esperada para esse domingo, a corrida que proporcinou uma série de surpresas e momentos de emoção no treino classificatório, não caiu durante o GP da Malásia, terceira etapa da temporada 2010 da Fórmula 1. Melhor para a Red Bull que, enfim, conseguiu fazer uma corrida sem problemas e faturou uma dobradinha com Sebastian Vettel e Mark Webber, respectivamente.

Segundo colocado no grid, o alemão Nico Rosberg levou a Mercedes GP ao seu primeiro pódio na temporada. Em mais uma grande atuação, depois do pódio na Austrália, Robert Kubica fechou a prova em quarto, com sua Renault, seguido pelo talento alemão Adrian Sutil, de Force Índia.

Então, na sequência, pintam os pilotos que tiveram que desenvolver uma corrida de recuperação. As duplas de McLaren e Ferrari proporcionaram um show a parte na corrida, com muitas disputas e ultrapassagens.

O melhor dos quatro competidores foi o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que completou na sexta colocação. Em uma grande prova, Felipe Massa fechou a prova na sétima colocação com sua Ferrari, depois de uma grande ultrapassagem para cima do Jenson Button, com a outra McLaren, em oitavo.

O oitavo colocado seria o companheiro de Massa, Fernando Alonso. Seria! O espanhol, que enfrentou durante boa parte da prova um problema na caixa de câmbio, sofreu com a quebra de seu motor na última volta da corrida, logo depois de arriscar uma ultrapassagem para cima de Button.

Fechando a zona de pontos, aparecem dois jovens competidores que demonstram grande talento: Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, e o novato Nico Hulkenberg, da Williams, marcando seus primeiros pontos na Fórmula 1.

A corrida

A largada foi marcada pelo belíssimo pulo de Vettel, que saltou de terceiro para a ponta da corrida, seguido pelo pole-position Webber. Estava escrito, então, o domínio da RBR na prova.

Sétimo no grid, Rubens Barrichello enfrentou um problema na largada, caindo para o fim do pelotão. A corrida do brasileiro foi da para frente discreta.

Mesmo sem a esperada chuva, que sempre proporciona grande emoções, a corrida foi marcada por grandes disputas, principalmente protagonizadas pelas duplas da Ferrari e McLaren.

A prova também foi marcada por muitos abandonos. Ao todo, oito pilotos não concluíram a prova: Fernando Alonso, Heikki Kovalainen, Vitaly Petrov, Vitantonio Liuzz, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi, Timo Glock e Pedro de la Rosa.

O campeonato

Mesmo terminando em sétimo, mas somando ao abandono de Alonso, o brasileiro Felipe Massa assumiu a liderança do campeonato, com 39 pontos, contra 37 do piloto espanhol. Em terceiro, também com 37 pontos, está Sebastian Vettel, vencedor na Malásia.

Mais emoção

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas com a quarta etapa da temporada, o GP da China, diretamente de Xangai.

Confira o resultado do GP da Malásia:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

2) Mark Webber (AUS/Red Bull)

3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

4) Robert Kubica (POL/Renault)

5) Adrian Sutil (ALE/Force India)

6) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

7) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

8) Jenson Button (ING/McLaren)

9) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

10) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

11) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

12) Rubens Barrichello (BRA/Williams)

OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

14) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)

15) Karun Chandhok (IND/HRT)

16) Bruno Senna (BRA/HRT)

17) Jarno Trulli (ITA/Lotus)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

OUT) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

OUT) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)

OUT) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)

OUT) Timo Glock (ALE/Virgin)

OUT) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.