Espera-se que seja solicitado a mais duas equipes pela FIA para alterar seu difusor duplo antes de verificações para o GP da Austrália na próxima semana.
Durante a abertura da temporada no Bahrain na semana passada, informamos que a McLaren tinha sido informada que o difusor instalado em seu MP4-25 não pode reaparecer em Melbourne.
A McLaren tinha alegadamente explorado aerodinamicamente o buraco para a ligação externa do motor, tornando-a muito maior do que o necessário e, assim, ganhando outro nível.
A equipe britânica concordou em revisar o projeto para Melbourne.
O jornal espanhol ‘El Pais’, disse que a Renault e Mercedes também terão de modificar os seus difusores pela mesma razão, antes da segunda rodada do Campeonato Mundial de 2010.
Rumores também sugerem que um ou dois outros carros também podem ser objeto de preocupações ao delegado-técnico da FIA, Charlie Whiting.
Acredita-se que estas equipes exploraram o fato de que enquanto as regras da FIA permitir um buraco no difusor grande o suficiente para um acionador externo, a regulamentação não definiu um tamanho máximo para o buraco em si.
O projetista da Red Bull, Adrian Newey, admitiu que suspeita de, pelo menos, duas equipes de empurrar as regras.
“Não vou dizer nomes, apenas que a Ferrari não está entre eles”, disse o inglês.