A Toyota completou nesta sexta a primeira semana de testes com o novíssimo TF104, o carro da equipe para a temporada deste ano, em Barcelona, na Espanha. Os quatro pilotos da equipe – Cristiano da Matta, Olivier Panis e os pilotos de teste Ricardo Zonta e Ryan Briscoe – estiveram na pista, dividindo os trabalhos.
O TF104 esteve nas mãos dos pilotos titulares. Cristiano da Matta testou o bólido na terça e na quarta, e Panis na quinta e na sexta. Os pilotos de testes ficaram por conta da avaliação de componentes no TF103B, com Ricardo Zonta trabalhando na pista espanhola na terça e na quarta, dando a vez para Ryan Briscoe nos dias dias seguintes.
Cristiano da Matta já havia sentido o poder do TF104 na semana passada, antes do lançamento do carro, num teste secreto em Paul Ricard. “Aquilo foi como um sonho”, diz o brasileiro, que completou quase 300 voltas com o carro na pista francesa.
Mas nos testes desta semana, Cristiano teve muitos problemas, que o impediram de completar mais voltas. “Experimentamos vários problemas com o motor e com a eletrônica nos meus dois dias de teste. Nós ficamos na garagem durante quase toda a terça”, lamenta Da Matta. “Quarta-feira foi um dia bem melhor, e pudemos trabalhar com o acerto inicial do novo carro.”
Da Matta completou um total de 94 voltas nos dois dias, fazendo sua melhor volta em 1:17.696 no renovado circuito catalão.
Apesar da pouca milhagem, Cristiano acredita muito no potencial do novo equipamento do time japonês. “O TF104 parece ser um grande passo à frente se comparado ao TF103, com mais dirigibilidade e aderência. Precisamos manter o desenvolvimento nos testes restantes”, finaliza.
Seu companheiro, Olivier Panis, teve melhores resultados e menos problemas. “Tivemos dois bons dias na quinta e na sexta com muitas voltas”, diz o francês. “Trabalhei em grandes distâncias, pneus e testes aerodinâmicos. Ainda estamos nos primeiros dias de TF104, e temos muito a desenvolver ainda”, completa.
Panis completou 219 voltas, e seu melhor tempo foi 1:16.507. Ricardo Zonta fez 1:17.895 em 138 voltas, e Ryan Briscoe fez 1:18.106 em 179 voltas, ambos usando os híbridos TF103B.
A Toyota volta a testar na próxima terça-feira, dia 27, ainda em solo espanhol – os testes serão no circuito de Valencia. Ricardo Zonta estará presente em todos os três dias com o TF103B, enquanto Olivier (27-28) e Cristiano (29) dividirão os trabalhos no TF104.