Os difusores duplos, solução que tanta tinta fez correr ao longo da temporada de 2009, deverão ser proibidos para 2011, numa tentativa das equipes de Fórmula 1 de reduzirem as velocidades e facilitarem as ultrapassagens.
De acordo com o site ‘autosport.com’, os diretores-técnicos das equipes de F1 já teriam debatido o tema numa reunião do Grupo de Trabalho Técnico no final do ano passado, na mesma altura em que se tornou efetiva a proibição das calotas nas rodas dos carros.
Ainda de acordo com a mesma fonte, os elementos do Grupo de Trabalho tentam encontrar, agora, uma solução que seja exemplar e que impeça qualquer tipo de subversão aos regulamentos, como o que aconteceu, quando Brawn GP, Toyota e Williams apresentaram difusores duplos no início de 2009.
Qualquer que seja a medida adotada pelas equipes, a decisão terá depois de ser aprovada pela FIA, para ser posta em prática para a temporada de 2011. Para 2010, já está garantido o final das calotas, com a FIA dizendo que tal medida poderá beneficiar as ultrapassagens e também as paradas nos boxes, agora que os reabastecimentos são proibidos.