A Stefan Grand Prix continua empenhada em fazer a sua estreia na Fórmula 1 em 2010, mas caso não o consiga pretende montar um plano de testes para o próximo ano, suportado através de um programa de testes para jovens pilotos, tendo já garantido um pré-acordo com a Toyota para usar o desenho do seu carro para 2010 e também algumas das suas infra-estruturas.
De acordo com o site ‘autosport.com’, a equipe liderada por Zoran Stefanovich continua tendo esperança na possibilidade de estar na F1 em 2010, embora tal comece a parecer cada vez mais difícil. Assim sendo, a equipe sérvia poderá concentrar-se unicamente em testes, os quais serão suportados por um programa destinado a jovens pilotos.
Isto porque, mantendo-se fora do Pacto de Concórdia, a Stefan GP não tem qualquer impedimento para testar em 2010, podendo financiar os seus testes através de pilotos pagantes, oferecendo mesmo os seus préstimos a equipes que compitam na temporada de 2010 e mudem de pilotos.
“Vamos oferecer às equipes que mudem de pilotos ao longo da temporada ou a jovens pilotos a possibilidade de testarem o nosso carro para ganharem experiência. Será uma operação meramente comercial”, disse Stefanovich, observando que o carro para 2010 – inspirado no Toyota – já passou nos ‘crash-tests’ da FIA.
No entanto, se a frente não teve quaisquer problemas, já a traseira será submetida a novo teste, já que a versão testada será desenvolvida para se tornar ainda mais leve, necessitando de novo ‘crash-test’.