FOTA lamenta partida da Toyota e agradece John Howett

A Associação das Equipes de Fórmula 1 (FOTA) manifestou hoje a sua tristeza pela notícia do abandono da Toyota do Mundial de Fórmula 1, mas salienta que a categoria continua empenhada em construir uma F1 mais forte para os próximos anos.

“A Associação das Equipes de Fórmula 1 manifesta a sua tristeza pela decisão inesperada da Toyota abandonar. Todas as equipes da FOTA enviam os seus mais sinceros votos de apoio a todos na Toyota – pessoal, pilotos e patrocinadores – e agradece-lhe pela contribuição positiva que tiveram na F1 nos anos recentes”, diz um comunicado da FOTA, emitido esta tarde.

“Lamentavelmente, e apesar do empenho demonstrado pela Toyota de competir até 2012 devido à assinatura do Pacto de Concórdia, a pressão financeira na indústria automobilística – em conjunto com um período de incerteza e confrontação desnecessária na F1 que agora está finalmente terminado – criaram condições que tornaram difícil a continuidade da Toyota no esporte”, acrescentou, desejando que a marca japonesa volte à F1 “num futuro não muito distante”.

“Entretanto, todos os esforços terão que ser feitos pela gestão do esporte no sentido de assegurar que a temporada de 2010 ocorre com o sucesso esperado. Esses esforços deverão incluir a necessidade de manter o grid completo para 2010 – devemos lembrar que há mais equipes inscritas do que em qualquer ano desde 1995 – e manter a F1 como um foco de inovação tecnológica e competição. A partida de um construtor importante não pode ser subestimada e as suas razões têm de ser compreendidas”.

O adeus da Toyota significa, também, a partida de John Howett, que ocupou o cargo de vice-presidente da FOTA desde a sua criação: “A FOTA gostaria de agradecer a John Howett pela sua grande paixão e pela sua grande contribuição como vice-presidente da FOTA, ajudando na negociação do novo Pacto de Concórdia, assegurando estabilidade a longo-termo nas regras da F1 e um ambiente mais construtivo e de colaboração entre todos os participantes da modalidade”, termina o comunicado de imprensa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.