John Howett, da equipe Toyota, admite que Kamui Kobayashi também está na luta por um lugar na equipe de Colônia, depois de ver a excelente performance do piloto japonês na sua corrida de estréia.
“Ele fez um grande trabalho. Ele passou o (Giancarlo) Fisichella com uma manobra muito boa e fez um grande trabalho defendendo-se do (Jenson) Button, recuperando a posição por duas vezes. Muito impressionante para uma estréia”, afirmou Howett.
Quanto a um lugar para 2010, o responsável pela equipe japonesa admite que “temos de ver, mas com esta performance temos que colocá-lo como séria hipótese”.
Contudo, e segundo Howett, a inexperiência de Kobayashi ainda se faz notar em andamento de corrida: “Ele ainda tem alguma falta de ritmo na corrida e teve algumas dificuldades para manter a temperatura nos pneus”.
Na luta por um lugar está ainda o italiano Jarno Trulli. O piloto veterano disse no Brasil que falou com o responsável-máximo pela equipe Toyota, Tadashi Yamashina, garantindo-lhe que não irá tomar qualquer decisão para 2010 até que a Toyota se reúna no dia 15 de novembro e decida acerca do orçamento e dos planos para a equipe em 2010.
Howett, contudo, desconhece a existência dessa conversa, afirmando que “tudo o que sei é a posição da Toyota quanto ao Jarno: nós não o excluímos (das opções para 2010), mas existem um ou dois assuntos que têm de ser acertados”.