Reportagens na imprensa belga na quarta-feira explicam como o circuito de Spa-Francorchamps, local que recebe a corrida de Fórmula 1 no país, perdeu seu direito de receber o evento por outros 17 anos. Acredita-se que a decisão vem após uma reclamação feita em 2007 pelo povo que vive ao redor do lendário circuito.
Com Spa tendo perdido seu lugar no calendário da F1 em 2003 e 2006, as corridas de 2010 e muitos mais anos parecem também estar em dúvida, de acordo com reportagens no país do ‘Lesoir’.
A publicação descreve como o Conselho Estadual suspendeu a licença para o circuito de Spa-Francorchamps e estruturas relacionadas de receber um Grande Prêmio até o ano de 2026, decisão tomada ‘mais de dois anos após a reclamação feita por moradores próximos ao circuito’.
“Toda a viabilidade de um circuito pode ser questionada.”, disse o diretor do circuito, adicionado que ele disputará a decisão governamental. O Conselho adicionou que, tudo isto é, em grande parte, graças à poluição sonora na área: ‘Se isto existe, o estudo de impacto ambiental está seriamente inadequado e incompleto.
‘O Conselho do Estado suspendeu a licença de operação.’