Na Turquia, Jenson Button vence pela sexta vez no ano

Por Giovanni Romão

A sensação de olhar para frente e não enxergar nenhum adversário. A temporada 2009 da Fórmula 1 continua assim para o Jenson Button, da Brawn GP. Pela sexta vez no ano, em sete corridas disputadas, o inglês cruzou a linha de chegada na primeira posição, desta vez em Istambul, na Turquia.

Na segunda colocação terminou mais uma vez o discreto – mas eficiente – Mark Webber, seguido pelo companheiro Sebastian Vettel, que largou na pole position e apostou na estratégia de três pit stops. O quarto colocado foi Jarno Trulli, da Toyota, com Nico Rosberg em quinto e Felipe Massa na sexta colocação. Robert Kubica e Timo Glock fecharam a zona de pontuação.

Barrichello abandonou pela primeira vez no ano, e Nelsinho Piquet terminou na 16ª colocação.

Vettel X Button

Na largada, o alemão Sebastian Vettel conseguiu manter a ponta com facilidade, principalmente pela falha de Rubens Barrichello, que poderia ser uma ameaça largando no lado limpo da pista. O brasileiro caiu para a 13ª posição e Button conseguiu manter a segunda colocação.

Ainda na primeira volta, Vettel cometeu um erro e o inglês da Brawn conseguiu assumir a ponta, iniciando a caminhada para sua sexta vitória no ano.

A sensação do começo da prova foi Barrichello, que tentava recuperação. Na tentativa de ultrapassagem para cima de Heikki Kovalainen, os dois pilotos tocaram roda traseira com roda dianteira, e o brasileiro acabou rodando, caindo para 17º.

Começou então nova jornada e, em duas voltas, consegue ganhar as posições de Lewis Hamilton e Nelsinho Piquet. Na 12ª volta, no entanto, tentou arriscar para cima de Adrian Sutil, com sua Force India, e acabou tocando novamente, agora danificando o bico. A Brawn então antecipou o primeiro pit de Barrichello, principalmente para troca do bico.

Na primeira rodada de pit stops, Vettel faz valer a estratégia de três paradas e volta mais rápido para o segundo trecho da prova. Tira uma diferença de 4.4 para Jenson Button, mas não consegue realizar a ultrapassagem antes de sua segunda parada, e acaba voltando em terceiro, atrás do companheiro Webber.

A vida de Button ficou ainda mais tranquila na busca pela sexta vitória do ano. Enquanto isso, Hamilton e Piquet protagonizavam pela disputa no pelotão intermediário, com o brasileiro realizando bela manobra sobre o atual campeão mundial.

Restando 18 voltas para o final, Button fez seu último pit stop, com Webber entrando na mesma volta. Com isso, o inglês voltou na liderança para tocar as 17 voltas finais. Seis giros depois, Vettel fez sua última parada e acaba consolidando-se na terceira colocação.

O alemão ainda esboçou vontade de partir para cima de Mark Webber, apenas 1.5 à frente, mas foi orientado pela equipe a manter as posições.

Liderança consolidada

Com a sexta vitória, Button soma agora 61 pontos, deixando para trás com folga, Rubens Barrichello, que tem 35. O terceiro colocado é Sebastian Vettel, que agora soma 29 pontos.

Confira o resultado do GP da Turquia:

1) Jenson Button (ING/Brawn GP)

2) Mark Webber (AUS/Red Bull)

3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

4) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

5) Nico Rosberg (ALE/Williams)

6) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

7) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

8) Timo Glock (ALE/Toyota)

9) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

10) Fernando Alonso (ESP/Renault)

11) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

12) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

13) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

14) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

15) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

16) Nelson Piquet (BRA/Renault)

17) Adrian Sutil (ALE/Force India)

18) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

OUT) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.