Por Giovanni Romão
Um inglês, que estreou na Fórmula 1 em 2000 correndo pela Williams, não conhece adversários na temporada 2009. Na sexta etapa do ano, em Mônaco, Jenson Button entrou para a história do circo ao vencer em uma das pistas mais tradicionais do calendário. Nas ruas do Principado, o inglês dominou a prova do início ao fim e dispara na liderança do campeonato.
A Brawn GP, inclusive, vibrou com sua segunda dobradinha consecutiva – a terceira no ano. O brasileiro Rubens Barrichello terminou na segunda colocação. Fechando o pódio, aparece o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.
Fazendo uma grande corrida, inclusive registrando a volta mais rápida, Felipe Massa fechou a prova na quarta colocação, seguido de perto pelo australiano Mark Webber. Nico Rosberg, que chegou a liderar a prova, foi o sexto.
Com o limitado modelo da Renault, Fernando Alonso conseguiu um sétimo lugar, e Sebastian Bourdais fechou a zona de pontuação, com apenas uma parada nos boxes.
o brasileiro Nelsinho Piquet acabou se envolvendo em um toque com Sebastian Buemi, da Toro Rosso, e abandonou. “Isso que dá colocarem um estreante sem experiência na pista”, saiu reclamando após o ocorrido.
O outro acidente na prova foi com o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que escapou sozinho no “S” da Piscina e bateu contra guard-rail.
Novo domínio
Em mais uma oportunidade a Brawn GP dominou, conquistando sua terceira dobradinha em 2009 e a quinta vitória, todas com Jenson Button. O inglês fez a pole e manteve a primeira colocação na largada, com Barrichello ganhando a segunda colocaçao em cima de Raikkonen.
Dos pilotos da frente, apenas os dois competidores da Brawn e Sebastian Vettel, da Red Bull, estavam com pneus macios, que rapidamente perderam rendimento. Vettel, em quarto, segurou o ritmo dos pilotos que vinham atrás.
Felipe Massa tentou arriscar uma ultrapassagem sobre o alemão na saída do túnel, mas acabou errando, perdendo ainda a posição para Nico Rosberg. Voltas depois, Vettel diminuiu o ritmo, momento antes de fazer sua parada. Voltas depois bateu e abandonou a prova.
A dupla da Brawn também sofreu com a queda de rendimento, principalmente Barrichello, que perdia dois segundos por volta em relação a Button. Rápido, Ross Brawn antecipou a parada de seus dois pilotos.
Button voltou atrás de Rosberg, que duas voltas depois fez pit stop. Felipe Massa, então em terceiro, se beneficiando da parada de Raikkonen, foi o último a fazer o primeiro pit, conseguindo superar Rosberg nos boxes.
No segundo trecho da prova, os carros da Brawn voltam a apresentar um bom rendimento, com Barrichello um pouco mais veloz que Button. Na briga interna da Ferrari, Massa apertou o ritmo, chegando em Raikkonen.
Dos primeiros, Rubinho foi quem iniciou a segunda rodada de pit. Na volta seguinte veio Jenson Button, que voltou em segundo, logo a frente de Massa. Com o ritmo limitado atrás de Button, o brasileiro da Ferrari não conseguiu reverter a situação sobre Raikkonen, voltando em quarto novamente após todas as paradas de boxe.
As 20 voltas finais da prova foram tranquilas, com Mark Webber da Red Bull como o mais rápido da pista, terminando a prova muito próximo de Massa, em quinto.
Agora, a Fórmula 1 volta no dia 7 de junho com o GP da Turquia, sétima etapa da temporada 2009.
Confira o resultado do GP de Mônaco:
1) Jenson Button (ING/Brawn GP)
2) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5) Mark Webber (AUS/Red Bull)
6) Nico Rosberg (ALE/Williams)
7) Fernando Alonso (ESP/Renault)
8) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
9) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
10) Timo Glock (ALE/Toyota)
11) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
12) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
13) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
14) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
OUT) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)