A equipe Litespeed é a mais recente candidata a entrar na Fórmula 1. A formação de Fórmula 3, que uniu forças com a MGI, Ltd, empresa de Mike Gascoyne, elemento bem conhecido dentro do mundo da Fórmula 1, deposita esperanças que o teto orçamentário proposto pela FIA lhes permita ascender à categoria principal do automobilismo.
Ainda sem saber se o limite orçamentário estará em vigor na próxima temporada, ou em que moldes, Nino Judge, diretor da equipe, admite que este é o momento certo para tentar ingressar na F1, encontrando-se mesmo desenvolvendo já o projeto para a categoria.
“Não sabemos se as regras referentes ao teto orçamentário irão se manter e obviamente que não sabemos se a nossa candidatura será aceita. O teto orçamentário pode ser abandonado completamente. Mas o mais importante aqui é que não temos muito tempo para colocar de pé o projeto para 2010 então precisamos correr alguns riscos para maximizar o tempo para a preparação. Provavelmente, nunca existirá uma altura tão boa para entrar na F1”, afirmou Judge.
Num discurso já visto anteriormente na USGPE (United States Grand Prix Engineering), Judge acredita também que o cenário de crise pode funcionar a favor das suas pretensões de entrar na Fórmula 1: “Em tempos de crise, nós esperamos que a sorte jogue a favor dos corajosos”, afirmou o diretor da equipe, demonstrando, igualmente, confiança de que o conflito entre a FIA e as equipas do mundial se resolva de forma positiva para a modalidade.
“Enquanto uma organização inovadora, eficiente em termos de custos e de engenharia, o teto orçamentário se adéqua ao espírito da Litespeed GP e, é por isso que esta é a altura certa para nós fazermos este anúncio”, revelou.