Soberano, Button vence o GP da Espanha

Por Giovanni Romão

Na pista a situação fica complica, a mudança acontece nos boxes. O criativo Jenson Button soube reverter um cenário adverso no início do GP da Espanha para vencer pela quarta vez em cinco provas na temporada 2009 da F1. Depois da largar na pole position, o inglês chegou a andar em quarto, mas assumiu a liderança no segundo trecho da corrida, para não mais perde-la.

Os brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa, que dividiam a segunda fila no grid, fizeram uma grande largada. O piloto da Brawn assumiu a ponta na primeira curva, enquanto Massa pulou de quarto para terceiro, deixando Sebastian Vettel para trás. Button caiu da pole para segundo.

O toque na primeira curva entre Giancarlo Fisichela, Jarno Trulli, Sebastian Buemi e Sebastian Bourdais, fez com que o safety-car entrasse na pista. Os pilotos aproveitaram para economizar um pouco de combustível, nada que mudasse a ordem das primeiras paradas.

O inglês Jenson Button foi o primeiro a fazer seu pit. A estratégia inicial da Brawn GP era de que seus dois pilotos fariam três paradas no pit. A equipe, no entanto, apostou em uma mudança para Button. Com um pit de nove segundos, o inglês alterou o cenário para apenas dois pits. Barrichello entrou na volta seguinte e manteve a estratégia inicial de três entradas no boxes. A corrida começava a ganhar nova cara.

Felipe Massa, em terceiro, vinha em um grande ritmo de corrida. O piloto da Ferrari e Sebastian Vettel entraram juntos para o primeiro pit. Massa permaneceu na frente. Neste segundo pelotão também iniciava uma mudança de cenário. Mark Webber, que vinha em quinto, fez uma primeira parada mais longa e apostou em um segundo trecho de corrida maior.

O australiano da Red Bull completou 25 voltas antes do segund pit, e Button permaneceu na pista por 29 voltas. Depois da primeira parada, Barrichello voltou seis segundo à frente de Button.

Com um bom ritmo de corrida, Rubinho abriu vantagem de 13 segundos até entrar para o segundo pit. Button pulou novamente na ponta. De pneus macios, o inglês parecia um relógio, virando sempre na casa de 1:23.4 Mesmo colocando pouco combustível e pneus macios, Barrichello voltou virando na casa de 1:23.8

A segundo parada de Jenson aconteceu a 18 voltas do final. Rubinho entrou na volta seguinte. Depois das paradas, o inglês levava 7 segundos de vantagem para Barrichello. Diferença que só aumentou até o fim da prova.

O mesmo cenário se repetia na briga pea terceira colocação. Massa e Vettel pararam, e Webber permaneceu algumas voltas na pista, fazendo a diferença e voltando à frente dos dois adversários após seus segundo pit.

A corrida parecia definida, não fosse mais um erro de estratégia da Ferrari. No último pit stop de Massa, a equipe detectou que não havia entrado combustível suficiente no tanque. Massa tinha que economizar. Para isso, teve de entregar a quarta posição para Vettel. O engenheiro chamou no rádio. Era preciso diminuir ainda mais o ritmo para chegar ao final. Alonso, que vinha em sexto, tirou uma desvantagem de 16 segundos em três voltas e ganhou o posto de Massa na última volta.

O brasileiro cruzou a linha de chegada em sexto, marcando seus primeiros pontos no ano, e parando com pane seca na volta de retorno aos boxes. Nick Heidfeld, que fez uma bela corrida de recuperação, foi o sétimo e Nico Rosber fechou a zona de pontuação em oitavo.

Nelsinho Piquet terminou na posição de largada, em 12º.

Com mais uma vitória, a quarta em cinco corridas, Button continua liderando o campeonato com 41 pontos, contra 27 de Rubens Barrichello. Sebastian Vetel vem em terceiro, com 24.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, com o tradicional GP de Mônaco.

Confira o resultado do GP da Espanha:

1) Jenson Button (ING/Brawn GP)

2) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

3) Mark Webber (AUS/Red Bull)

4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

5) Fernando Alonso (ESP/Renault)

6) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

7) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

8) Nico Rosberg (ALE/Williams)

9) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

10) Timo Glock (ALE/Toyota)

11) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

12) Nelson Piquet (BRA/Renault)

13) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

14) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

OUT) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

OUT) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.