A Toyota admite a possibilidade de não se inscrever no Mundial de 2010, caso as regras apresentadas pela FIA para a próxima temporada não sejam revistas de forma significativa.
Em declarações à ‘autosport.com’, o presidente da Toyota F1, John Howett, admite que a marca nipônica não está, neste momento, em condições de se comprometer a se inscrever no mundial de 2010.
“Com as regras atualmente publicadas não podemos nos inscrever. Do ponto de vista da Toyota existe um numero de assuntos que necessitam de esclarecimento antes de nos comprometermos para o futuro. Queremos estar aqui. Acreditamos que temos sido bons ‘cidadãos’ dentro do ambiente da Fórmula 1, mas agora temos de refletir longa e arduamente no que iremos fazer no futuro”, afirmou Howett, deixando bem claro que “é muito provável que não nos inscrevamos caso alguma coisa não mude de forma significativa”.
Além disso, e tal como a revista ‘Autosport’ também já havia revelado esta semana, algumas equipes estão já considerando uma mudança de categoria, com Le Mans sendo uma das principais alternativas em estudo.
“Julgo que existem muitas outras atividades em que podíamos entrar. Somos uma equipe de automobilismo e penso que não somos contra um teto orçamentário, mas depende do modo como é administrado. É o valor que é estritamente importante. Qual é o valor do ambiente em que estamos? Há muitas alternativas que podemos considerar. O nosso verdadeiro desejo é ficar na F1, mas temos de começar a considerar quais são as melhores alternativas e discutir com os outros construtores qual é a sua opinião e quais as suas intenções”, afirmou Howett, lançando um sério aviso no qual não deverá estar isolado, já que a Ferrari também é publicamente contra o modo como o limite orçamental está sendo introduzido.
“Julgo que dentro da Toyota estamos bastante descansados. Queremos continuar aqui no próximo ano, mas se sentirmos que não somos bem-vindos há muitas outras coisas que podemos fazer.”, concluiu.