Os sentimentos de Robert Kubica sobre sua temporada 2009 não parecem ser dos melhores no momento em que a BMW Sauber introduz um pacote atualizado para o F1.09 na Espanha. Kubica, candidato ao título por maior parte da última temporada, perdeu ritmo no fim do ano, quando sua equipe decidiu focar seus esforços no carro desta temporada.
2009 começou de maneira oposta ao esperado pela equipe baseada em Hinwil, no entanto, com corridas ruins envolvendo ambos os seus pilotos.
“Toda informação e dados de simulação são dadas em grandes números, pelo menos meio segundo.”, disse Kubica sobre as melhorias projetadas do carro. “Mas nós temos que ver como parece, porque estamos um pouco longe do topo, então temos que dar o dobro de passos em relação aos demais; com certeza precisamos de pelo menos dois passos de melhoria se os outros permanecem no mesmo nível, porque a diferença é de aproximadamente um segundo, ou até mais. Então precisamos de pelo menos um segundo se os outros permanecerem no mesmo nível, mas assumimos que os demais melhorarão.
“Também, as equipes estavam atrás no início da temporada, como a Ferrari e a McLaren, já estão na frente. Nós temos que ir para frente, continuar trabalhando. Eu acho que temos um pouco mais de tempo, para ver e analisar que direção estamos tomando, e tentar entregar mais passos no futuro.”