Por Andrea Amadeo
A surpresa da temporada 2010 de Fórmula 1 poderia ser a volta da equipe japonesa Super Aguri. Com os problemas econômicos aparentemente superados, o ex chefe da equipe Aguri Suzuki está interessado em voltar à Fórmula 1 com a ajuda de alguma outra equipe.
Com o respaldo da Honda, o ex-piloto japonês é um dos interessados em voltar ao esporte número 1 do motor, devido ao futuro teto orçamentário proposto pela FIA para 2010.
A posição da Super Aguri mudou radicalmente desde a emotiva conferência de imprensa que ofereceu em maio de 2008, quando afirmava que “é um clube de tubarões e tenho a impressão de que não voltarei a meter os dedos nele. Se alguém tem o interesse de participar, eu recomendo que não o faça.”
Se Aguri Suzuki consegue os apoios econômicos suficientes e confirma a possibilidade de voltar à categoria em 2010, seria desde o início com uma estrutura completamente diferente da utilizada desde 2006 a 2008.
A antiga sede de Leafield (que também foi da equipe Arrows antes de sua aquisição) está desativada e não tinha todas as condições para desenhar e fabricar um carro completo. Por outro lado, os engenheiros e os mecânicos antigos da equipe também foram para outros projetos depois da desaparição da Super Aguri.