Brandon Hartley assumiu a posição de piloto reserve da Red Bull, substituindo o provisório David Coulthard. Apesar da falta de testes durante a temporada este ano, o neozelandês de 19 anos estará disponível para a possibilidade de qualquer piloto da Red Bull não poder participar durante a temporada.
A notícia veio assim que Hartley, que testou na Red Bull pela primeira vez no último ano, conseguiu sua superlicença – necessária para todos os pilotos da Fórmula 1 – pela FIA. Tendo corrido na Fórmula 3 Inglesa no último ano, o pulo para a posição de terceiro piloto é como um sonho tornando-se realidade. “Estou muito feliz por ter conseguido minha superlicença.”, disse ele.
“Eu preciso agradecer a Red Bull por todo seu suporte desde 2005 e esta nova posição é outro passo no caminho para alcançar meu objetivo de ser um piloto de Fórmula 1. Eu sei que, com a proibição dos testes durante a temporada, eu não devo passar muito tempo no cockpit, mas serei parte de uma equipe e aprenderei muito com isto.”
Durante 2009, Hartley será piloto reserva de ambas as equipes da Red Bull, assumindo a posição, caso necessário, de qualquer piloto: Mark Webber, Sebastian Vettel, Sebastien Bourdais ou Sebastien Buemi.