Rubens Barrichello afastou os rumores de que ele pode ser substituído por outro piloto na equipe Brawn antes da conclusão da temporada 2009. A visão de muitos é que o brasileiro se aposentaria no final do último ano, mas renovou com a recém-adquirida ex-Honda para o início deste ano.
“Eu prometo, vocês me verão durante todo o ano.”, disse ele à ‘GPWeek’. “A Fórmula 1 se tornou um pouco confusa na forma que, antes da internet, algo era verdade e algo não era. Agora, pessoas em todo o mundo escrevem coisas mentirosas e põe em circulação – eu não sei por que pessoas inventam essas coisas. Esta semana eu vi este rumor, Bruno Senna pilotando meu carro – eu seria demitido. As pessoas deveriam se concentrar e voltar a falar a verdade.”
Senna disse no começo da temporada que ele não estava triste por não ser companheiro de equipe de Jenson Button, apesar do chefe de equipe Ross Brawn insistiu que a experiência e conhecimento de Barrichello, que trabalhou com Brawn na Ferrari por seis anos, foi vital para o crescimento e segurança da equipe.
“Isto foi o que pedi durante toda minha vida.”, continuou Barrichello. “Eu tenho tido condições iguais com companheiros de equipes no passado, exceto Michael (Schumacher, na Ferrari), e eu não poderia mostrar meu verdadeiro potencial na equipe, por isso eu saí. Eu esperei que pudesse ter um bom carro em outra equipe; mas não tive, até agora. Isto é liberdade.”