Temporada 2009 já começa na Justiça

Por Andrea Amadeo

O resultado da etapa de abertura do mundial já está sub judice, para mais uma decepção dos fãs da Fórmula 1. Portanto, quem fizer a pole position ou conquistar a vitória no GP da Austrália só saberá se foi válido ou não após julgamento feito pelo Tribunal de Apelos da FIA que informou dar uma sentença até o GP da China.

Como antes da etapa de Xangai, será disputado o GP da Malásia, tudo o que se passar na corrida de Sepang também vai depender da decisão do Tribunal para se saber se valeu ou não.

Ontem, as equipes Ferrari, Renault e Red Bull apelaram da decisão de comissários da prova, que consideraram “legais” os carros da Brawn, Toyota e Williams. Mas isso não é tudo.

Muitas regras do regulamento mudaram do ano passado para este, como por exemplo a parte final do assoalho, ou perfil extrator, que foi alterado com o objetivo de gerar 50% a menos de pressão aerodinâmica.

O perfil extrator pode ser visto observando de trás os carros da Red Bull, Renault, McLaren, Toro Rosso, Ferrari, BMW e Force India. Ele fica abaixo do aerofólio traseiro, como uma superfície linear contínua de lado a lado.

A polêmica está nos carros da Brawn, Toyota e Williams que apresentam uma visível elevação definindo um pequeno túnel, a letra U invertida.

“Por causa dessa solução, contra o espírito do regulamento que visa a reduzir a pressão aerodinâmica, a Brawn ganha um segundo por volta”, disse Adrian Newey, projetista da Red Bull.

De acordo com Charles Whiting, delegado de segurança da FIA e diretor de prova, os comissários estão certos e é apenas uma questão de interpretação. Ele diz que tanto o perfil das sete escuderias quanto os da Brawn, Williams e Toyota estão dentro do regulamento, só a posição pode parecer um pouco estranha já que o perfil extrator de um grupo e de outro é muito distinto.

O piloto espanhol e bicampeão do mundo, Fernando Alonso se revolta: “É incrível! Como se já não bastasse o desgaste das decisões insensatasda FIA nas últimas semanas agora temos de esperar para conhecer o vencedor das provas”. “Se tudo isso fosse decidido há três semanas, hoje estaríamos aqui apenas falando do que a torcida realmente gosta, que é a corrida”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.