Por Eduardo Azeredo
A publicação inglesa Autosport informa que a Brawn GP irá fazer sua estréia em Melbourne localizada no final do pit-lane. No começo da semana, a equipe recebeu a aprovação oficial da FIA para competir na temporada de 2009, na condição de equipe nova.
A denominação de nova participante traz algumas consequências para a equipe. Além de ficar com o espaço final do pit-lane, que pertencia à Force India, há implicações no pagamento referente à classificação da equipe no campeonato de construtores da temporada anterior.
Bernie Ecclestone, dirigente da categoria, explicou o caso da nova equipe: “Eles estarão onde uma equipe nova estaria. Se você começa uma nova equipe, lá é o seu lugar.”
E ainda adicionou: “Não tem (mais) nada a ver com a Honda. Em 5 de Dezembro, a Honda se retirou. Eles disseram que estavam parando e isso foi reforçado por seu presidente algumas vezes, dizendo que eles haviam parado.
“Se quisessem continuar com acionistas diferentes, e se chamasse Honda, teria continuado. Eles teriam direito a tudo que fosse referente à Honda.”
Falta ainda esclarecer quais serão os números dos carros da Brawn GP, levando em conta se eles também serão baseados no fato de ser uma nova equipe.