O piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa, criticou as regras que limitam os testes para 2009. Como um resultado da alteração das regras, nenhum piloto de testes entrará no carro durante a temporada ao menos que substitua um titular; por conta disto, o espanhol vê um perigo potencial, afirmando que a falta de treino entre março e novembro poderia criar preocupações em relação à segurança.
“Espero que eu possa testar novamente nas próximas semanas, porque para mim é muito importante chegar a Melbourne com o máximo de milhas possíveis.”, disse Pedro aos repórteres em Jerez. “Caso contrário, a situação para pilotos reservas é ridícula. Chegar a Melbourne com pouca milhagem bem como não tendo nenhum dia de testes durante a temporada fará a posição de pilotos de testes inútil – se nós não pilotamos o suficiente, isto pode ser um problema, já que a segurança pode ser comprometida.”
Nos anos anteriores, os pilotos de testes pilotavam em corridas freqüentemente por conta de doenças ou contusões nos pilotos titulares, como Mika Salo fez em 1999 depois de um acidente de Michael Schumacher em Silverstone.
De la Rosa continuou: “Para mim, seria fantástico se pudéssemos testar mais. Porque eu acho que testar é a forma mais barata de desenvolver o carro. Esta é minha opinião. Mas eu não acho que será possível.”