A BMW Sauber F1 apresentou o carro da equipe para 2009 à imprensa na manhã desta terça-feira em Valência. Os pilotos da equipe Robert Kubica e Nick Heidfeld apresentaram o F1.09 pouco depois das 09h00 (horário local). Kubica então entrou no carro para sua primeira volta no circuito espanhol. A equipe entra em sua quarta temporada com a ambição de lutar pelo título do campeonato.
Mario Theissen, chefe de equipe da BMW, reforça o ponto: “Nós objetivamos alguns pontos para melhorar nosso desempenho relativo ao resto dos carros. A dobradinha no Canadá e um total de 11 pódios em 2008 mostram um bom nível. Em 2009, nós queremos manter nossa confiabilidade enquanto ao mesmo tempo aumentar nosso nível de desempenho, então poderemos estar na frente do pelotão com uma base consistente. Nós sabemos que queremos algo muito alto. Este é o passo final em nosso desenvolvimento, e geralmente o mais difícil deles.”
Construir um novo carro representou um grande desafio. O trabalho de desenvolvimento de um carro radicalmente diferente como este começou ainda mais cedo do que o normal. A fase conceitual do BMW Sauber F1.08 começou em fevereiro de 2008. O carro de 2009 carrega poucas características de seus antecessores. Seu bico é mais alto e largo do que antes. A grande asa dianteira consiste de três elementos e tem a largura total do carro. A asa traseira, por outro lado, é consideravelmente menor – devido ao novo regulamento – e fica anormalmente alta. Outros apêndices aerodinâmicos, como defletores e saídas de refrigeração, foram reduzidas ao mínimo.