Por Thiago Raposo
Foi divulgado hoje na mídia internacional que a Ferrari trabalharia em parceria com a Peugeot para acelerar o desenvolvimento do sistema KERS* para a temporada 2009. Os testes seriam realizados no protótipo 908 da equipe francesa.
A Ferrari, que está trabalhando no sistema com sua parceira tecnológica, Magneti-Marelli, admitiu que estão enfrentando alguns problemas e que precisam realizar alguns testes para auxiliá-los na evolução. Devido a limitação no número de testes na Fórmula 1, medida que visa a redução de custos na categoria, a saída seria utilizar carros de outras categorias para desenvolver o sistema.
Existe ainda a possibilidade da equipe italiana utilizar, além dos protótipos da Peugeot, equipes de outras categorias para ajudá-los no desenvolvimento do sistema. Em 2008, a Peugeot havia sinalizado que trabalharia em cima de uma variante do 908, com o sistema KERS, para ser utilizado na temporada da Le Mans Series.
* KERS (Kinetic Energy Recovery Systems) – É um sistema que capta a energia que seria desperdiçada no momento da desaceleração do carro e, em seguida, a reutiliza para dar mais potência ao motor.