GP Brasil: Pelo 4º ano seguido, etapa define campeão

Por Giovanni Romão

Os últimos quatro anos tem sido de grande privilégio aos torcedores brasileiros. Desde que o GP Brasil foi “jogado” para o final do calendário, em 2004, o circuito José Carlos Pace já foi palco de três decisões de títulos mundiais.

No primeiro ano entre às últimas etapas, em 2004, o campeonato chegou decido ao Brasil. Michael Schumacher era heptacampeão mundial, com quatro corridas de antecipação. Na ocasião o vencedor em Interlagos foi o colombiano Juan Pablo Montoya, e Rubens Barrichello voltou a colocar o nome brasileiro em um pódio no Brasil depois de 11 anos, desde a vitória de Ayrton Senna em 1993.

No ano seguinte – 2005 – o título mundial novamente foi conquistado com antecedência, o primeiro de Fernando Alonso, mas o Brasil era a antepenúltima etapa do ano, justamente o palco da conquista do asturiano. O piloto da Renault derrotou na época o finlandês Kimi Raikkonen, ainda na McLaren.

Em 2006, o GP Brasil voltou ao posto de última etapa e mais uma vez sagrou Alonso campeão. O espanhol chegou com uma vantagem de 10 pontos para Schumacher na decisão, e a única chance do alemão reverter o jogo era vencendo a prova e torcendo para o espanhol não pontuar.

Com um segundo lugar, Alonso confirmou o bicampeonato, mas outros dois importantes acontecimentos marcaram a etapa. Primeiro a vitória de Felipe Massa, que tirou o Brasil de uma fila de 13 anos sem vitória em casa, e segundo a despedida de Michael das pistas, com uma corrida memorável em Interlagos.

Agora, a decisão mais marcante acontece no último ano (2007). Lewis Hamilton, estreante na categoria chegou com boa vantagem de quatro pontos sobre o companheiro de equipe e rival na McLaren, Fernando Alonso. O terceiro no campeonato, mas com chance matemáticas de título, era Kimi Raikkonen, sete pontos atrás de Lewis.

O inglês, no entanto, enfrentou um problema de marcha ainda nas primeiras voltas da prova, despencando na corrida. Alonso também fez uma corrida limitada e Raikkonen, com a ajuda de Felipe Massa, que tinha tudo para vencer pela segunda vez no Brasil, garantiu o primeiro lugar e Interlagos e também o título mundial.

Por fim, neste ano o inglês da McLaren chega novamente na ponta da temporada, com 94 pontos, contra 87 de Felipe Massa. Apenas os dois possuem chances matemáticas de título.

O torcedor brasileiro, claro, acredita na virada histórica!



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.