Mais uma vez o GP Brasil exige uma mega-estrutura no trânsito para comportar o alto fluxo de veículos durante os três dias de evento. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans (São Paulo Transportes) e a CPTM (Companhia Paulista de Tens Metropolitanos) prepararam um esquema especial para a etapa que vai marcar o encerramento da temporada 2008 da Fórmla 1.
Para os motoristas que vão ao autódromo com seus próprios carros, a CET organizou às avenidas e ruas próximas ao autódromo. Para acesso ao Portão 7, veículos credenciados, o motorista deve utilizar a Av. Nações Unidas e a Av. Interlagos. Em caso de utilizar estacionamentos fora do autodromo, no caso dos veículos sem credenciamento (maioria), o ideal são às Av. Nações Unidas, Av. Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart e R. Feliciano Correa
Na saída do circuito, principalmente após os eventos de sábado e domingo, o motorista deve seguir às sinalizações e orietações dos profissionais da CET. As melhores possibilidades são a Av. Interlagos até a Av. Nações Unidas ou rotas alternativas pela Av. Robert Kennedy e Ponte do Socorro ou ainda Av. Jair R. Ribeiro, Ponte Vitorino Goulart e Av. Miguel Yunes.
Os torcedores que foram utilizar o transporte coletivo, a SPTrans preparou linhas diretas ao autódromo, conhecida como “Expresso Fórmula 1”. A taxa no caso de ida ou volta é de R$ 10 e para ida e volta fica em R$ 15.
1. SÁBADO – 01/11 – a partir de 06h00
• Mini-Terminal Shopping Interlagos – Av. Interlagos, 2225
• Mini-Terminal Jabaquara do Metrô
• Mini-Terminal Praça da República
• Mini-Terminal Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540
2. SÁBADO – 01/11 – a partir de 07h00
• Mini-Terminal Aeroporto de Congonhas.
3. DOMINGO – 02/11 – a partir de 05h00
• Mini-Terminal Jabaquara do Metrô
• Mini-Terminal Praça da República
• Mini-Terminal Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540
• Mini-Terminal Shopping Interlagos – Av. Interlagos, 2225
,i>4. DOMINGO 02/11 – a partir de 06h00
• Mini-Terminal Aeroporto de Congonhas.
APÓS A CORRIDA: os ônibus circulares expressos dos mini-terminais estarão estacionados nos seguintes pontos, de acordo com seu destino:
1. Expresso Shopping SP Market:
– Av. Jacinto Júlio b/c x Av. Feliciano Correia (próximo ao portão G);
– Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo a Av. Interlagos.
2. Expresso República (Shopping Interlagos, Congonhas, Jabaquara e Metrô República):
– Av. Interlagos b/c, junto ao Autódromo (próximo a Av. do Rio Bonito);
– Av. Feliciano Correia, próximo ao Autódromo (portão G).
3. Expresso Jabaquara (Metrô Jabaquara):
– Av. Jacinto Júlio b/c x Av. Feliciano Correia (próximo ao portão G);
– Av. Rio Bonito x R. Antonio Batista da Silva Sandoval.
(Fonte: site oficial da CET)
Também serão criados sete pontos de taxi nas proximidades do circuito: Ponto A – Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo à Av. Interlagos; Ponto B – Av. Interlagos entre R.DR. Francisco Quartim Barbosa e Pça Batista Botelho; Ponto C – Av. Feliciano Corrêa, próximo a Av. Jacinto Júlio; Ponto D – Avenida Rubens Montanaro de Borba, próximo a Avenida Jacinto Júlio; Ponto E – Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, próximo a Avenida Interlagos; Ponto F – Av. Teotonio Vilela próximo a Av. do Jangadeiro; e Ponto G – Av. Arvoreiro, próximo a Av. Senador Teotônio Vilela.
A CPTM também apresenta esquema especial para os três dias de evento na Linha 9-ESMERALDA, Osasco-Grajaú, onde a estação “AUTÓDROMO”, está localizada na Rua Plínio Schmidt, a aproximadamente a 600 m do setor G.
Aos portadores de deficiência também foi preparado um importante esquema de operação. Os veículos devem ser deixados nos mini-terminas, já estabelecidos, e utilizado então o sistema “Atende”, um serviço especial da São Paulo Transporte S/A.
Com a complexidade da operação e principalmente para garantir a segurança dos pedestres, após terminado o evento, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos, de modo a eliminar o conflito entre veículos e pedestres do desejo de saída do autódromo.