Por Giovanni Romão
Desde que passou para a fase final do calendário da Fórmula 1, em 2004, o GP Brasil já foi responsável por sediar três decisões de títulos mundiais e neste ano terá a ‘honra’ pela quarta vez.
Em 2004, o campeonato chegou a Interlagos com o título definido para o alemão Michael Schumacher. No ano seguinte, a etapa foi a antepenúltima, mas mesmo assim o campeão foi definido em terras brasileiras, já que Fernando Alonso conquistou seu primeiro título na categoria, na disputa contra Kimi Raikkonen, com duas provas de antecipação.
O GP Brasil novamente voltou ao último posto do calendário em 2006. Na ocasião, Fernando Alonso chegou com 10 pontos de vantagem para Michael Schumacher, e apenas com uma quebra do espanhol e a vitória do alemão o cenário poderia ser revertido. De qualquer forma, o asturiano confirmou seu segundo título também no Brasil.
Por fim, em 2007, a briga mais apertada. Três pilotos chegaram com chances de levantar o caneco em Interlagos. No entanto, o azarão Kimi Raikkonen derrubou uma diferença de sete pontos que o separavam de Hamilton, mesma vantagem do inglês para Felipe Massa neste ano, e ficou com o título. Fernando Alonso também estava na disputa e terminou em terceiro.
Neste ano, Hamilton e Massa arrastam a disputa para Interlagos, sendo que o inglês leva sete pontos de vantagem sobre o brasileiro.