O Japão é a sede geográfica e espiritual da Honda Motor Company. Foi aqui, em uma pequena fábrica na cidade de Hamamatsu, que Soichiro Honda fundou em 1948 sua empresa, que hoje emprega 178.000 pessoas em todo o mundo. O Fuji Speedway está localizado a 100 km (62 milhas) de Tóquio, na região de Shizuoka, perto de onde Soichiro Honda, o fundador da Honda Motor Company, nasceu em 1906.
De uma perspectiva de esportes a motor, a Honda é proprietária de duas pistas de corrida no Japão: o circuito de Suzuka, onde será disputado o Grande Prêmio do Japão de 2009, e Twin Ring Motegi. O último também é a sede do Honda Collection Hall, que abriga mais de 350 produtos e máquinas de corrida da distinta história da empresa em corridas.
A Honda venceu o Grande Prêmio do Japão duas vezes, em 1988 e 1991, e pilotos da equipe alcançaram bons resultados no GP do Japão em anos anteriores. Rubens Barrichello considera a vitória em Suzuka em 2003 como uma de suas melhores, ao passo que Jenson Button terminou no pódio em 2004 e largou na primeira fila do grid em 2005.
“O Grande Prêmio do Japão é sempre um final de semana especial para a equipe, já que é nossa segunda corrida em casa da temporada”, comenta Jenson. “Correndo por uma equipe japonesa, sempre temos um apoio fantástico e os fãs são muito entusiasmados, criando um clima excelente. Para mim, a verdadeira casa do Grande Prêmio do Japão é Suzuka, que é simplesmente um dos melhores circuitos do mundo, e mal posso esperar para voltar lá no ano que vem.”
“Eu sempre gosto de visitar o Japão e você quer dar o melhor de si em sua corrida em casa”, acrescenta Rubens. “Como pilotos da Honda, temos um apoio realmente muito bom ao longo do final de semana do Grande Prêmio do Japão. Os fãs estão sempre com um ótimo humor e são loucos por Fórmula 1.”
“Para a Honda, o Grande Prêmio do Japão é um dos destaques do ano, e temos grande orgulho em correr diante de nossos fãs de casa”, declara Ross Brawn. “Este será meu primeiro Grande Prêmio do Japão com a Honda e também minha primeira visita ao Fuji Speedway, por isso tenho grandes expectativas para o final de semana de corrida.”