Vettel vence o GP da Itália de ponta-a-ponta

Por Victor D. Berto

O alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, entrou para a história ao vencer o GP da Itália, 14ª etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, casa da sua equipe. O finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na segunda posição, seguido pelo polonês Robert Kubica, da BMW.

A corrida teve sua largada sob Safety Car e chuva, mas logo após uma volta em bandeiras amarelas, a pista foi liberada. Durante muitas voltas as posições foram mantidas, mas aos poucos o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, largando da 14ª e 15ª posições, respectivamente.

O francês Sebastien Bourdais, companheiro de Vettel, acabou ficando preso no grid durante a largada, depois de uma volta nos boxes perdeu muito tempo e não conseguiu ir além da 18ª posição durante a prova.

O brasileiro Felipe Massa, companheiro de Raikkonen, foi ganhando posições aos poucos até o seu primeiro pit-stop. Raikkonen sofreu para fazer algumas ultrapassagens, diferentemente de Hamilton que negociou melhor.

Com uma estratégia aparentemente melhor, Hamilton tinha planejado apenas uma parada nos boxes, porém a chuva parou e a pista secou, criando a possibilidade do uso de pneus intermediários, assim o inglês foi obrigado a parar mais uma vez.

Depois de algumas ultrapassagens e defesas arriscadas, o líder do campeonato conseguiu administrar e terminar a prova na 7ª posição, logo atrás de Massa (6º). Com este resultado, a diferença entre os líderes no campeonato caiu para apenas 1 ponto.

Raikkonen ficou parte da corrida preso atrás do tráfego e, apesar de seu ótimo desempenho nas últimas voltas, ter registrado o melhor tempo da prova, não foi além da nona posição, ficando fora da zona de pontuação.

Enquanto tudo isto aconteceu, Vettel e Kovalainen fizeram uma corrida sem problemas e, o alemão muito mais rápido, venceu sem qualquer dificuldade, tornando-se o piloto mais jovem a vencer na categoria.

O polonês Robert Kubica, da BMW, largando da 11ª posição, teve a possibilidade de trabalhar bem a sua estratégia que funcionou e, assim, completou a corrida no pódio. Seu companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld completou a prova em 5º, atrás do espanhol Fernando Alonso, da Renault.

Os brasileiros Nelson Piquet, da Renault, e Rubens Barrichello, da Honda, terminaram a prova na 10ª e 17ª posições, respectivamente.

A Fórmula 1 volta às pistas novamente em duas semanas com o GP de Cingapura, a primeira corrida noturna da história da categoria.

Confira o resultado do GP da Itália:

1) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)

2) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

3) Robert Kubica (POL/BMW)

4) Fernando Alonso (ESP/Renault)

5) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

6) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

7) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

8) Mark Webber (AUS/Red Bull)

9) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

10) Nelson Piquet (BRA/Renault)

11) Timo Glock (ALE/Toyota)

12) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

13) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

14) Nico Rosberg (ALE/Williams)

15) Jenson Button (ING/Honda)

16) David Coulthard (ESC/Red Bull)

17) Rubens Barrichello (BRA/Honda)

18) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

19) Adrian Sutil (ALE/Force India)

OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.