Chuvas fortes em Monza esta tarde produziram um espetáculo vibrante para os fãs, mas uma sessão de classificação decepcionante, em última análise, para a Honda Racing F1 Team. Rubens Barrichello largará para o Grande Prêmio da Itália de amanhã da 16ª posição do grid e Jenson Button da 19ª.
Quando os pilotos foram à pista, no início da sessão, a chuva estava bastante forte e seus tempos de volta ficaram em torno de 1 min 50 s. As condições começaram a melhorar nos instantes finais da Q1 e, no final da fase, a volta mais rápida de Rubens era de 1:36.510 s e a de Jenson de 1:37.006 s.
No entanto, os RA108 se mostraram difíceis de guiar ao longo de toda a sessão, e a equipe agora analisará os dados coletados para finalizar as estratégias de ambos os carros para a corrida de 53 voltas de amanhã.
“Estou muito desapontado, já que tínhamos a chance de fazer uma boa sessão de classificação hoje”, comentou Rubens. “Infelizmente houve um problema de comunicação pelo rádio, já que eu queria ficar com os mesmos pneus, com mais asa dianteira, quando entrei. No entanto, a equipe colocou um novo jogo de pneus, já que eles estavam preocupados com a temperatura dos mesmos, e tiraram asa. E esse jogo não funcionou muito bem para mim. É uma pena, já que eu acho que poderíamos ter passado à Q2 e ter uma sessão de classificação muito melhor.”
“Estávamos esperando que estas condições nos ajudassem, por isso estou surpreso de termos terminado tão atrás na classificação hoje”, disse Jenson. “O maior problema parece ser que não conseguimos fazer com que o carro e os pneus funcionem em condições de pista molhada com pressão aerodinâmica muito baixa. O primeiro jogo de pneus que colocamos parecia estar funcionando bem, e eu estava andando quase entre os dez melhores, mas com o novo jogo que usamos para minhas três últimas voltas rápidas o carro ficou praticamente impossível de guiar. Eu não tinha equilíbrio e não conseguia encontrar aderência. Por isso, cada vez que pisava no freio, as rodas dianteiras e traseiras bloqueavam. Teremos de analisar os dados e descobrir por que o carro estava tão difícil de pilotar, mas é obviamente muito decepcionante estar iniciando a corrida tão atrás no grid.”
Ross Brawn acrescentou: “As coisas não funcionaram para nós na classificação de hoje, mas estamos esperando por condições meteorológicas inclementes amanhã. Nosso carro não está tão ruim no molhado e, se conseguirmos resolver os problemas que enfrentamos hoje, ainda poderemos tirar vantagem do clima, apesar de nossas posições no grid.”