Felipe Massa está ansioso pelo GP da Itália

Leia na íntegra o que Felipe Massa, vencedor do GP da Bélgica, fala sobre a sua expectativa sobre a próxima etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, o GP da Itália:

“Poucas horas depois de sair do pódio com o troféu pelo segundo lugar no GP da Bélgica, soube que na verdade havia sido declarado o vencedor. Estava no motorhome da equipe me despedindo de todos e quase indo embora do circuito quando Stefano Domenicali me informou que os comissários haviam punido Lewis pela sua ultrapassagem sobre Kimi e que agora eu era o vencedor.

“Imediatamente após a cerimônia do pódio, soubemos que o incidente estava sob investigação e minha primeira reação foi tentar descobrir o que realmente havia acontecido, já que não tinha visto o episódio enquanto estava na pista. O que Lewis fez foi aquele tipo de coisa que pode acontecer, mas acho que ele foi um pouco otimista demais ao pensar que poderia simplesmente devolver a posição ao Kimi e imediatamente após tentar passá-lo outra vez. Incidentes como este são sempre discutidos no briefing oficial dos pilotos, quando fica absolutamente claro que alguém que atravessa a chicane tem que devolver a posição e qualquer outra vantagem adquirida. Se Lewis tivesse feito a chicane corretamente, não conseguiria ter ultrapassado Kimi na curta reta que vem a seguir. Esta foi minha primeira opinião depois de ver o replay. Talvez se Lewis tivesse esperado e tentado ultrapassá-lo na próxima reta as coisas teriam sido diferentes.

“O campeonato está ficando muito interessante, já que estou apenas dois pontos atrás do Hamilton. Corri em Spa para terminar, pensando na situação do campeonato, e acho que fiz a coisa certa, porque ganhei uma posição depois da batida de Kimi e uma outra depois da corrida. Estou feliz porque agora o campeonato ficou realmente em aberto. Mas ainda faltam cinco etapas e precisamos fazer um bom trabalho. As duas últimas voltas em Spa foram feitas num piso muito escorregadio e por isso desacelerei mais que o normal porque tinha uma vantagem confortável sobre quem estava atrás de mim. Só queria a certeza de terminar a corrida. Se tivesse numa briga por posições, teria acelerado mais. Na verdade, estava pensando na situação do campeonato e era mais importante ganhar pontos que correr riscos.

“Estou feliz por ter vencido, mas fiquei triste pelo que houve com Kimi. Sei como é liderar uma corrida e perder faltando poucas voltas. A situação dele era diferente da minha quando começou a chover, já que ele estava lutando pela vitória. É frustrante para ele, especialmente porque fez uma ótima prova.

“Daqui a poucos dias começamos tudo de novo em Monza e me sinto muito motivado em fazer uma boa corrida, sobretudo porque correremos diante da nossa torcida. Precisamos nos concentrar e sermos fortes durante todo o final de semana em Monza e nas outras corridas que restam.

“No domingo à noite, voltei a Mônaco a tempo de celebrar a vitória com meus tios e meu pai, que assistiu à corrida comigo. Parto para Monza já na terça-feira, pois tenho compromissos com a equipe e patrocinadores antes de entrar na pista na sexta-feira. Chegar a Monza como vencedor da última prova levanta a moral e, além disso, fizemos ótimos testes nesta pista na semana retrasada. Andamos muito, o que é importante pelo ponto de vista da confiabilidade, especialmente no motor, que será o elemento-chave para as próximas corridas. Também testamos bastante o pacote de baixa pressão aerodinâmica para Monza. Acredito que os resultados foram satisfatórios no geral e, graças a algumas mudanças na suspensão, melhoramos o jeito com que o carro passa sobre as zebras, algo muito importante nesta pista. Descobriremos durante a classificação de sábado se fizemos realmente um bom trabalho. Este tipo de circuito exige um bom grip mecânico para atacar as zebras, mas também exige um carro bom em termos de aerodinâmica para se conseguir o máximo de velocidade. Se estes dois elementos não estiverem tinindo, saberemos que nosso trabalho não foi bem feito. Uma combinação destes dois fatores torna o carro mais rápido e consistente. Vamos esperar para ver o que acontece e pessoalmente tenho de admitir que não vejo a hora de voltar para a pista depois de uma tarde de domingo incomum em Spa.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.