A Honda Racing F1 Team começou hoje sua preparação para o Grande Prêmio da Bélgica, com o notoriamente imprevisível clima do circuito de Spa-Francorchamps exigindo muita atenção da equipe durante todos os treinos livres.
A equipe usou as duas sessões para melhorar o acerto dos RA108 para a exigente pista de 7.004 m. Jenson Button e Rubens Barrichello completaram um total de 91 voltas, continuando o trabalho realizado nos testes de Monza da semana passada, onde a equipe andou com seu pacote para Spa.
Uma sessão matinal seca foi seguida por tempo instável à tarde, e embora os pneus para chuva não tenham sido exigidos, os pilotos tiveram de ter cautela com a pista úmida. Além disso, o tempo frio causou alguns problemas de aquecimento de pneus.
Jenson terminou o dia na 17ª posição, com o tempo de 1:50.925 s, enquanto Rubens ficou um lugar atrás, com a melhor volta em 1:51.238s.
“Embora seja ótimo estar de volta a Spa, um dos circuitos mais gostosos e desafiadores da temporada, tivemos treinos livres difíceis hoje”, disse Jenson. “Estava muito difícil aquecer os pneus nas condições frias e úmidas, o que se traduziu em pouca aderência frontal para mim, o que é particularmente difícil aqui, dada as inclinações das curvas. Também lutamos com o carro saindo de frente. No entanto, temos muitos dados dos testes da semana passada e de nosso trabalho aqui hoje e, por isso, vamos estudar isso durante a noite e ver onde podemos melhorar antes da classificação.”
Rubens comentou: “Eu estava mais contente com o equilíbrio do carro na sessão da tarde, mas lutamos muito com a traseira, que estava bastante imprevisível o dia inteiro. A chuva da tarde não ajudou, já que perdemos algum tempo de pista, mas isso vale para todo mundo. No momento, parece que esta pista e o clima firme não nos favorecem, então vamos esperar que chova muito ao longo do final de semana.”
“A temperatura dos pneus sempre é um desafio em Spa”, explicou Steve Clark. “Mas demos um passo positivo com o Rubens no final da segunda sessão. Assim, houve alguma melhora. Se a pista melhorar ao longo do fim de semana, certamente vai ajudar. Se isso ocorrer, podemos esperar encontrar maior aderência e dar um passo adiante em desempenho, como resultado. Também vamos observar atentamente nosso desempenho aerodinâmico no resto do final de semana.”
A equipe agora analisará os dados coletados hoje para descobrir melhorias adicionais antes da sessão de classificação de amanhã.