Confira na íntegra o que Felipe Massa, piloto da Ferrari, falou sobre a próxima etapa do calendário, o GP da Bélgica, que será realizado neste fim de semana, no circuito de Spa-Francorchamps:
“Estive muito ocupado desde minha vitória em Valência e agora em poucos dias vamos de um circuito completamente novo para Spa, uma das mais antigas e desafiadoras pistas do mundo. Entre as duas corridas, passei dois dias testando em Monza e, de modo geral, os resultados foram positivos, embora meu trabalho tenha sido dedicado ao GP da Itália e nada em especial para Spa. Apesar do foco nas exigências de Monza, completamos uma longa quilometragem, o que foi importante sob o ponto de vista da confiabilidade para esta semana na Bélgica, em particular em relação ao motor.
“No ano passado terminei em segundo na Bélgica e antes havia conquistado um quarto quando pilotava para a Sauber. Como a maioria dos pilotos, acho que Spa é o melhor circuito do calendário. Adoro a pista e muito legal estar lá. É sempre bom estar em Spa e tenho boas lembranças de 2007, quando nosso carro estava competitivo e a equipe fez a dobradinha. Espero que possamos repetir a performance e ter um carro bom o suficiente para permanecermos à frente da McLaren, o que é nosso maior objetivo no momento. Também espero continuar à frente de meu companheiro de equipe, mas Kimi tem sido sempre muito rápido em Spa, não só na Fórmula 1, mas também nas categorias menores. Além disso, venceu as últimas três corridas nesta pista. Tenho certeza que não será fácil batê-lo e estou esperando por uma boa batalha com meu companheiro. O F2008 deve ser competitivo e nosso desejo é trazer o máximo de pontos possíveis para a equipe.
“Não se pode falar de Spa sem mencionar a chuva: se houver uma chuva constante não fica difícil pilotar, mas às vezes a chuva em Spa vem com neblina e a visibilidade fica muito prejudicada – e aí não fica nada confortável para dirigir. Como equipe, tudo o que podemos fazer é nos preparar para qualquer situação que possa ocorrer, incluindo a possibilidade de chuva somente na parte final da pista e em nenhum outro ponto, o que já vi antes. Lembro de assistir a uma corrida da GP2 nestas condições e foi superinteressante. Precisamos manter a mente aberta e ser rápidos para reagir caso as condições climáticas mudem repentinamente.
“Spa não é um circuito que não permite fazer muitas voltas durante os treinos, porque é uma pista muito longa e, além da restrição da duração dos treinos livres, é preciso pensar também na quilometragem do motor, pelo menos depois da sexta-feira. Isto significa que você tem de planejar bem o trabalho de pista e fazer as mudanças de acerto muito rapidamente, já que não dá para perder tempo nos boxes. A extensão do circuito também complica a estratégia da corrida, porque a diferença de combustível em uma volta pode custar muito tempo. Ou seja, a estratégia em Spa é muito mais importante que o normal. Além de tudo isso, porque dirigir nesta pista já é um desafio por si só, é preciso um carro bom para ser competitivo. Falo num carro com muita pressão aerodinâmica para as mudanças de direção e as diversas curvas rápidas. O carro deve estar muito bem equilibrado. Se conseguirmos juntar tudo isso de sexta-feira pela manhã até domingo à tarde, então realmente acredito que teremos um fim de semana bacana em Spa. É o que espero.”