Honda comemora pódio de Rubens Barrichello

Rubens Barrichello deu um pódio à Honda Racing F1 Team hoje, depois de uma pilotagem brilhante em Grande Prêmio da Grã-Bretanha dramático, que o recompensou com um terceiro lugar – o 62º pódio de sua carreira na Fórmula 1 e o primeiro na equipe Honda.

As 60 voltas da corrida foram no molhado, mas a quantidade de água na pista variou significativamente e algumas excelentes decisões de estratégia ajudaram Rubens a escalar o pelotão a partir de sua 16ª posição no grid de largada. Em um dado momento, depois de colocar pneus para pista extremamente molhada, ele era o piloto mais rápido da pista, inclusive ultrapassando o eventual vencedor da prova, Lewis Hamilton, antes de se estabelecer em um terceiro lugar.

Não estava chovendo quando os carros alinharam no grid, mas a pista úmida fez com que Rubens e Jenson largassem com pneus Bridgestone Potenza intermediários. Ambos fizeram largadas excelentes, com Rubens ganhando seis posições na primeira volta e Jenson cinco. A partir daí, as fundações de suas provas foram estabelecidas.

Os dois Honda RA108 correram um atrás do outro durante boa parte do primeiro trecho da prova, antes de Rubens parar para colocar novos pneus intermediários, na volta 24, e Jenson na volta 25. Em torno da metade da prova começou a chover forte, e foi tomada rapidamente a decisão de trazer ambos os carros na volta 35 para colocar pneus para pista extremamente molhada. Um problema com o sistema de abastecimento de combustível na parada de Rubens atrasou ambos os pilotos, e o brasileiro ainda teria de fazer uma terceira parada na volta 46, momento em que ele tinha subido para segundo lugar. A parada fez com que ele caísse para terceiro e, a despeito de tudo isso, ele recebeu a bandeirada apenas 13 segundos atrás do segundo colocado.

“É um sentimento ótimo voltar ao pódio hoje, depois de uma corrida tão empolgante, onde as condições do tempo realmente nos ajudaram a tirar o máximo do carro”, disse Rubens. “A decisão mais importante da corrida para nós foi trocar para pneus de pista extremamente molhada quando começou a chover pesado, na metade da prova. Eu tive um momento complicado na Club, saindo em alta velocidade e quase atingindo o muro, e isso me fez perceber que precisávamos tomar uma decisão rapidamente. Depois de colocar os pneus para pista extremamente molhada, eu pude ultrapassar os carros à minha frente facilmente, o que foi uma tremenda sensação. Tomar uma decisão tão crucial no momento exato é resultado da experiência e da uma equipe que têm confiança nas minhas decisões.

Eu gostaria de dizer um grande ‘obrigado’ à equipe hoje – inclusive a todos lá na fábrica e também no Japão. A vida é aprender com as suas experiências, e passamos por alguns momentos difíceis nos últimos dois anos. Mas eu sempre tive fé de que haveria bons tempos à frente e eu sei que muitos mais virão.”

Jenson, por sua vez, teve um problema de chicotada de traseira na volta 38, quando seu carro atingiu água acumulada no meio da Bridge e saiu da pista, encerrando sua prova prematuramente.

“Foi uma corrida maluca hoje, com as condições mudando o tempo todo”, expôs Jenson. “Tínhamos um bom ritmo com pneus intermediários durante a primeira parte da prova, antes da pancada de chuva forte que levou tanto Rubens quanto eu para os pits, para trocar para pneus para pista extremamente molhada, na volta 35. Logo depois disso, eu peguei na Bridge água que fez o carro aquaplanar para fora da pista. Eu tentei girar o carro sobre o eixo, mas outro carro estava vindo e eu tinha de sair do caminho, não consegui virar o carro longe o suficiente e acabei preso na brita. Sempre existe um pouco de sorte envolvido neste tipo de corrida e, infelizmente, hoje não foi o dia de eu ter sorte. Parabéns ao Rubens por seu terceiro lugar e primeiro pódio para a equipe.”

O chefe da equipe, Ross Brawn, explicou o que o pódio de Rubens significa para o time: “Fazer nosso primeiro pódio da temporada é uma tremenda injeção de moral na equipe inteira, todos os que estavam aqui na pista hoje e todas as pessoas que trabalham com tanto afinco lá na fábrica. E é uma recompensa dupla termos chegado a este resultado em nossa corrida em casa, tão perto de nossas instalações de Brackley e Bracknell. Além disso, conseguimos seis pontos extremamente valiosos, que nos abrem o potencial de buscar o sexto lugar do campeonato de construtores durante o resto da temporada.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.