A Honda Racing F1 Team somou mais três pontos no campeonato mundial nesta tarde, com o sexto lugar obtido por Rubens Barrichello no Grande Prêmio de Mônaco. Seu companheiro de equipe, Jenson Button, terminou em 11º lugar.
Foi uma corrida agitada do início ao fim. Ambos os pilotos da Honda Racing F1 Team fizeram boas largadas, mas as esperanças de Jenson Button de chegar aos pontos terminaram antes de completada a primeira volta, quando ele colidiu com Nick Heidfeld na saída da Piscina. Ele fez um pit stop imediatamente, para substituir sua asa dianteira, mas voltou à prova em 20º lugar.
Rubens, por sua vez, manteve-se em 11º durante o início da prova. O carro de segurança foi então acionado na volta 8 pela primeira vez, quando David Coulthard e Sebastien Bourdais bateram na Massanet. Os pedaços dos carros foram retirados da pista rapidamente e a prova começou duas voltas depois. E na volta 16 Rubens já estava na zona de pontuação.
Na parte intermediária da corrida, Rubens estava voando com seu RA108. Ele marcou a melhor volta da prova por duas voltas consecutivas e estava em sexto lugar na volta 51, tendo ultrapassado Jarno Trulli e Mark Webber. Ele fez sua única parada da corrida na volta 54, quando colocou pneus para pista seca e voltou à prova na oitava posição.
Mas as surpresas ainda não tinham acabado. O carro de segurança foi à pista pela segunda vez na volta 61, depois de um acidente envolvendo Nico Rosberg, e logo após a relargada, Kimi Raikkonen bateu em Adrian Sutil, promovendo Rubens para sexto lugar. A corrida terminou duas voltas antes das 78 programadas, quando o limite de tempo de duas horas foi excedido.
“É uma sensação ótima voltar aos pontos hoje e estou realmente feliz por mim e pela equipe”, declarou Rubens. “Fizemos uma boa corrida, mas infelizmente fiquei preso atrás do Trulli por muito tempo, desde o início da corrida. Se não fosse por isso, ela poderia ter sido ainda melhor. Estou feliz de ‘desencantar’ em termos de marcar pontos, pois fui uma espera bastante longa. Mas eu nunca perdi a fé. Somos capazes de resultados na zona de pontuação e espero que este seja o início de um período mais forte para nós. Só temos de manter a concentração e continuar trabalhando para avançar.”
A corrida de Jenson foi frustrante para o bretão: “Foi uma corrida complicada e estou desapontado, já que deveríamos ter conseguido sair daqui com alguns pontos, pelo ritmo do carro. Já o Rubens fez uma boa prova, ficou longe dos problemas e conseguiu trouxe pontos para o time. Meus parabéns para ele.”
“A corrida de hoje foi cheia de acidentes e desgaste”, comentou Ross Brawn, “com o Rubens fazendo um trabalho esplêndido mantendo-se longe de todos os problemas e fazendo uma prova muito disciplinada, chegando em sexto lugar. A corrida do Jenson teve um contratempo quando ele colidiu com o Heidfeld perto do final da primeira volta e, à medida que a prova evoluiu, ele não teve oportunidade de voltar aos pontos, apesar de mostrar excelente velocidade em alguns momentos. É gratificante marcar pontos mais uma vez e nosso ritmo neste fim de semana nos fez merecê-los.”
A Honda Racing F1 Team tem agora um intervalo de duas semanas antes da próxima prova do calendário, o Grande Prêmio do Canadá, dia 8 de junho.