Massa quer a trifeta em Istambul

Felipe Massa, da Ferrari, publicou em seu website oficial a sua vontade de lutar pelo chamado “hat-trick”, o que significa pole-position, vitória e volta mais rápida, no GP da Turquia, etapa que será realizada neste fim de semana.

Confira a seguir, na íntegra, a publicação do piloto brasileiro:

“Sem testar desde a última corrida, aproveitei para descansar em Mônaco sem deixar de manter contato com a equipe em Maranello e de seguir com meu programa físico diário. Agora é hora de ir para Istambul para a quinta etapa do campeonato num circuito que, óbvio, é especial para mim. Por quê? Porque foi lá, em 2006, que conquistei minha primeira vitória na Fórmula 1 e, depois, repeti o resultado no ano passado, sempre partindo da pole position.

Fora estas duas razões para estar ansioso pelo final de semana, tenho que dizer que Istambul é um circuito fantástico e adoro pilotar nesta pista. Acho que temos um ótimo carro e sinto que seremos muito competitivos nesta etapa. Temos todos os motivos para achar que podemos vencer. Assim como Interlagos, minha casa, a pista de Istambul vira no sentido anti-horário e é especial em outros pontos também. Há algumas curvas rápidas, como a 8, e outras de média velocidade, e ainda tem o manhoso setor final, que é bem lento e onde se precisa de muita pressão aerodinâmica. É preciso achar a combinação exata de velocidade e downforce. O melhor da pista é, sem dúvida, a curva 8, que parece não terminar nunca. É um desafio para os pilotos e é bem legal de pilotar quando você consegue acertar a mão. É muito divertido do ponto de vista de quem está dirigindo.

Já mencionei a pressão aerodinâmica, mas nos trechos de baixa o carro tem de ser eficiente também em termos de grip mecânico. Você também precisa de uma boa tração e um carro bem equilibrado. Isto significa que achar o acerto durante os treinos livres é tão importante quanto o resto do final de semana. Por causa das curvas longas, os pneus são muito exigidos, especialmente os da frente. Mas, desde que a Bridgestone se tornou o único fornecedor, a situação melhorou um pouco porque eles trazem pneus mais duros do que se estivessem competindo com uma outra fábrica. Teremos temperaturas mais amenas este ano, já que a corrida foi incluída no início do calendário, mas não esperamos que a meteorologia produza situações imprevistas.

A curva 12, o grampo depois da longa reta, é o melhor local para ultrapassagens e a reta oposta também ajuda, mas não pense que é fácil passar outros carros. Ainda sim, há mais possibilidades que em outros circuitos. A pista não é muito exigente para os motores e o meu está em sua segunda corrida, enquanto a caixa de câmbio estará fazendo a última de quatro etapas. Isto não deve preocupar, já que as regras permitem que vários componentes, como as relações de marchas, possam ser trocados quando necessário.

Você não precisa ler pensamentos para adivinhar qual é a minha meta para o fim de semana: quero fazer uma trifeta na Turquia. Pode ser possível, mas nunca se tem certeza. Na última corrida, largando em terceiro, não fui capaz de vencer numa pista onde as ultrapassagens são muito difíceis. No momento estou vivendo uma competição dura com Kimi e meu segundo lugar na Espanha foi um bom resultado. Mas vou tentar de tudo para conseguir me sair melhor neste domingo!”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.