A quarta rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2008 leva a Honda Racing F1 Team a Barcelona, para o Grande Prêmio da Espanha. A corrida de 66 voltas, realizada no Circuit de Catalunha, de 4.655 m (2,892 milhas), marca o início da fase européia da temporada de Fórmula 1.
A pista tem recebido o GP da Espanha todo ano desde 1991 e também é um circuito famoso pelos testes da F1, graças a seu traçado exigente e variado. A pista também passou por diversas reformas em seus 17 anos de história, a mais recente há dois anos, quando uma chicane foi colocada antes da última curva.
A Honda Racing F1 Team realizou uma bateria bem-sucedida de testes de quatro dias nessa pista na semana passada, durante os quais novos componentes mecânicos e aerodinâmicos foram avaliados no RA108. Por isso, a equipe chega ao Grande Prêmio da Espanha com a esperança de chegar aos pontos.
O Chefe da Equipe, Ross Brawn, espera uma melhoria perceptível neste final de semana: “Nosso novo desenvolvimento do RA108, com um novo pacote aerodinâmico, modificações na suspensão e melhorias de dirigibilidade, mostrou resultados animadores durante os quatro dias de testes da semana passada. Espero que esses desenvolvimentos incrementem nossa competitividade e melhorem nosso potencial de marcar pontos, no Grande Prêmio da Espanha e nas provas seguintes.”
As novas atualizações trouxeram uma melhoria significativa do tempo de volta, o que é muito bom”, diz Rubens Barrichello, “mas como sempre, precisamos aguardar até o final de semana da corrida para determinar o que isso vai significar em nossa posição do grid. Estou confiante de que continuamos a fazer um bom progresso.”
“Este circuito é bem conhecido”, acrescenta Jenson Button, “de forma que faremos o melhor uso do nosso tempo na pista para fazer uma sintonia fina no acerto do carro. Esperamos estar lutando de novo por um lugar entre os dez melhores na classificação, o que nos colocaria em uma posição para fazer uma corrida forte.”