Por Victor D. Berto
Assim como fará história como a primeira corrida de Fórmula 1 noturna, o GP de Cingapura também marcará a introdução de bandeiras eletrônicas na categoria. A nova tecnologia, desenvolvida pela Valerio Maioli S.p.A para o evento, será usado em conjunto com as tradicionais bandeiras agitadas pelos fiscais.
O sistema inovador é resultado de mais do que uma década de desenvolvimento em Barcelona, Ímola e Monza. Similar às unidades usadas para guiar pilotos nas pistas dos grandes aeroportos, estas ‘DigiFlags’ mostrarão as diferentes cores das bandeiras numa maneira mais visivel durante a corrida noturna.
35 painéis serão distribuídos pelo circuito de Cingapura, cada um controlado por um fiscal em sua cabine. Em adição para melhorar a visibilidade, o novo sistema fornecerá ao diretor de prova uma visão geral das bandeiras exibidas ao redor do circuito, assegurando a eficiência da comunicação.
Com menos do que seis meses antes da etapa inaugural em Cingapura, os organizadores estão tendo um duro trabalho de preparação do novo circuito de rua. Uma semana de demonstração do sistema de iluminação foi realizada em 29 de março, com uma reta de 64 metros sendo iluminada por 16 projetores, antes de sua completa instalação, prevista para agosto.