Kimi Raikkonen vence com folga o GP da Malásia

Por Victor D. Berto

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu o GP da Malásia com grande folga sobre o polonês Robert Kubica, da BMW. O compatriota de Raikkonen, Heikki Kovalainen, piloto da McLaren, completou a prova na terceira posição, seguido pelo italiano Jarno Trulli, da Toyota.

O líder do campeonato Lewis Hamilton, companheiro de Kovalainen, conseguiu completar a prova na quinta posição, enquanto o bicampeão Fernando Alonso, da Renault, não foi além da oitava posição, marcando apenas um ponto.

Os brasileiros Nelson Piquet, da Renault, e Rubens Barrichello, da Honda, completaram a prova na 11ª e 13ª posições, respectivamente. Felipe Massa, da Ferrari, não completou a prova.

A larga aconteceu de forma limpa, com Raikkonen pressionando o pole-position, mas Massa conseguiu segurar e liderou até a primeira rodada de pit-stops, quando o finlandês conseguiu tirar a vantagem e assumir a liderança.

Um dos pilotos que fez a melhor largada foi Hamilton, que teve problemas em seu primeiro pit-stop, quando a calota do seu pneu dianteiro direito não fixou à roda, perdendo tempo e consequentemente posições.

Kovalainen foi um dos beneficiados pelo problema de Lewis. O inglês, ainda líder do campeonato, tentou até o final da prova alcançar e ultrapassar Trulli, mas na tentativa final não obteve sucesso.

O brasileiro da Ferrari, Massa, que já não conseguia manter o mesmo ritmo de seu companheiro, acabou perdendo a traseira na curva 8, rodando e ficando preso na brita, causando seu abandono.

Outro brasileiro que não teve sua corrida atrapalhada por um incidente foi Barrichello, novamente interferido por uma punição, desta vez excesso de velocidade nos boxes.

O novato filho do tricampeão Nelson Piquet ficou durante toda a corrida “preso” atrás de Jenson Button, companheiro de Barrichello, não conseguindo ir além da sua posição de chegada, mesmo sendo claramente mais rápido do que o piloto inglês.

Esta corrida foi marcada pelo melhor resultado da carreira do único polonês da categoria, ao alcançar o segundo degrau do pódio.

A Fórmula 1 volta em duas semanas (4, 5 e 6 de abril) com o GP do Bahrain.

Confira o resultado do GP da Malásia:

1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

2) Robert Kubica (POL/BMW)

3) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

4) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

5) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

6) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

7) Mark Webber (AUS/Red Bull)

8) Fernando Alonso (ESP/Renault)

9) David Coulthard (ESC/Red Bull)

10) Jenson Button (ING/Honda)

11) Nelson Piquet (BRA/Renault)

12) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

13) Rubens Barrichello (BRA/Honda)

14) Nico Rosberg (ALE/Williams)

15) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)

16) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)

17) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)

OUT) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)

OUT) Timo Glock (ALE/Toyota)

OUT) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.