Família Schumacher é maior vencedora na Malásia

Por Giovanni Romão

A Malásia entrou para Fórmula 1 em 1999, ostentando uma infra-estrutura que trouxe um novo conceito ao cenário da categoria, assim como o traçado do Sepang Internacional Circuit, projetado por Hermann Tilke.

O circuito fica na capital da Malásia, Kuala Lumpur, também maior cidade do país. Desde que o país entrou para o circo, a Ferrari é a equipe que mais conquistou o primeiro lugar nos GPs de Sepang.

No primeiro ano, em 1999, Michael Schumacher tinha a vitória na mão, mas como Eddie Irveine brigava pelo título naquele ano, o alemão entregou o primeiro lugar ao irlandês, que se tornou o primeiro vencendor da prova malaia.

Em 2000, Schumacher fez a festa de seu primeiro título pela Ferrari em Sepang, onde já chegou campeão mundial. O alemão repetiu a vitória no ano seguinte, em 2001.

A vitória na prova de 2002 ficou nas mãos também de um Schumacher, mas do irmão Ralf. Na época o piloto era da Williams e venceu uma das poucas provas que não ficou sob o poder da Ferrari.

No ano seguinte, Kimi Raikkonen comemorou a vitória na Malásia, correndo de McLaren. A Ferrari voltaria ao primeiro lugar em 2004, novamente com Michael Schumacher.

A Renault ficou com a vitória nos dois anos seguintes, com Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, respectivamente. Em 2007 o bicampeão mundial, então correndo na McLaren, voltou a vencer em Sepang, em uma dobradinha da equipe de Woking, com Lewis Hamilton em segundo.

Rubens Barrichello

Nos tempos de Ferrari, Rubens Barrichello viveu bons momentos na pista de Sepang. Em seis provas disputadas pelo brasileiro pela equipe italiana na pista malaia, três pódios foram conquistados.

Ainda em 1999, correndo de Stewart, Rubinho largou em uma boa sexta posição e terminou a prova em quinto. Nos últimos anos, no entanto, Barrichello não tem garantido bons resultados. Pela Ferrari, em 2005, o brasileiro abandonou e nos dois últimos anos, já correndo de Honda, terminou em 10º e 11º.

Felipe Massa

O brasileiro Felipe Massa, que larga na pole position hoje em Sepang, disputou cinco provas na Malásia, sendo três delas pela Sauber e duas pela Ferrari.

Nenhum pódio no curriculum em Kuala Lumpur, Massa terminou três vezes nos pontos, duas delas em quinto e uma em sexto.

Nelsinho Piquet

Estreando na Fórmula nesta temporada, Nelsinho Piquet já esteve três vezes na pista de Sepang. Uma delas foi exatamente testando pela Renault e em outras duas oportunidades pela equipe brasileira na rodada dupla da A1GP.

Na corrida desta domingo, Piquet larga na 13ª colocação.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.