Por Giovanni Romão
O discurso de evolução continua sendo um dos apíces durante a apresentação, mas a equipe Toyota agora resolveu adotar um discurso mais cauteloso. Nada de briga por vitórias e muito menos títulos, o objetivo para 2008 é claro e direto: conquistar pódios.
Desta forma mais humilde a Tayota revelou nesta quinta-feira (10), em Colonia, na Alemanha, o TF108, carro com o qual disputará a temporada 2008 da Fórmula 1. Uma das caracteristicas mais interessentes está na asa dianteira do bólido, muito semelhante ao conceito aplicado pela McLaren no MP4-23.
“Nós temos o mesmo nível de recurso tecnológico das grandes equipes, apenas precsmos manter os esforços no caminho da evolução do pacote. Teremos, sem dúvida, um rendimento melhor do que 2007”, garantiu o presidente da equipe, John Howett.
Com uma dupla de pilotos formada pelo italiano Jarno Trulli e o atual campeão da GP2, Timo Glock, que substitui Ralf Schumacher, o time espera brigar por pódios em 2008. “Claro que o pódio é uma realidade possível, mas nós temos que ter em mente que não basta achar que estamos no caminho do topo”, alertou Trulli.
O diretor técnico da equipe nipônica, Pascal Vasselon, garante que o novo carrotem uma “filosofia” totalmente diferente das linhas anteriores. “O TF108 será uma base para os próximos carros da equipe. Este modelo está dentro dos objetivos traçados pela equipe e estou ansioso para vê-lo em ação”, comentou.
O primeiro teste do novo carron está marcado para acontecer no próximo domingo, na pista espanhola de Jerez de la Fronteira. A equipe pretende superar de longe os 13 pontos e o sexto lugar conquistado no mundial de construtores de 2007.
Chegando com cautela
Novo companheiro de Trulli na Toyota, o atual campeão da GP2, Timo Glock, está confiante para sua primeira temporada na Fórmula 1, mas prefere manter os pés no chão. “Testei bastante na F1 nos últimos anos e, por isso, espero estar bem preparado em pouco tempo. Estar na F1 e aqui conquistar meu espaço sempre foi meu objetivo”, afirmou o piloto que já disputou algumas corridas pela antiga Jordan, em 2004.
