Por Giovanni Romão
Na cola da tradicional rival Ferrari, a McLaren lançou nesta segunda-feira (7), no Museu de Stuttgart, na Alemanha, o MP4-23, modelo que será utilizado na temporada 2008 da Fórmula 1. No evento de lançamento do novo bólido estiveram presentes os dirigentes e engenheiros do time, além dos quatro pilotos: Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen (titulares), e a dupla de reservas formada por Pedro de la Rosa e Paffet.
Uma das grandes novidades no novo modelo de Woking é a maior distância entre os eixos. A medida técnica tomada pelo time inglês vai de encontro a decisão da Ferrari, que encurtou a distância no F2008.
Assim como fez a Ferrari, o MP4-23 também possuí uma caixa de câmbio totalmente nova, feita de fibra de carbono, que agora deverá durar quatro corridas consecutivas. O bico do novo carro da equipe também é mais estreito, comparado ao modelo antecessor.
Expectativa sobre o novo carro
De acordo com o CEO da McLaren, Martin Whitmarsh, este carro já nasceu mais rápido do que o bólido utilizado em 2007. “Este carro é fruto de um trabalho duro de toda a equipe, e ele é mais rápido do que o carro que disputou o GP Brasil (última etapa de 2007)”, afirmou.
“A partir deste momento até o início da temporada este carro será desenvolvido, e muitos componentes sofrerão alterações. Para que o trabalho seja completo, faremos um esforço para ter dois carros testando já nesta semana”, encerrou.
Visando o futuro
Durante a simples cerimônia de lançamento do novo carro, Ron Dennis, chefão do time, deixou bem claro que o objetivo é esquecer os problemas do passado, referindo-se ao caso de espionagem. “Estamos olhando para frente. Não vamos perder tempo lamentando o passado, e só queremos produzir um carro competitivo durante toda temporada”, enfatizou.
23º aniversário
A data foi ainda mais especial para o atual vice-campeão da categoria, Lewis Hamilton. Hoje o inglês completou 23 anos de vida. “23º aniversário do Hamilton, este é o MP4-23, e nós correremos com um dos carros número 23. Porém, tudo isto é muito mais do que coincidência”, disse Dennis.
“Sem dúvida hoje é um dia muito especial. No último ano fiz uma boa temporada de estréia e quere estar mais forte ainda em 2008”, avisou Hamilton. “Temos uma equipe ainda mais forte, um novo companheiro, e sei que estaremos competitivos”, completou.
O impressionado
Recém chegado na equipe, o finlandês Heikki Kovalainen confessou estar impressionado com a estrutura de Woking. “Esta é uma oportunidade fantástica na minha carreira, e já estou espantado com tudo que vi, na fábrica, nas conversar com os engenheiros”.
