Num comunicado oficial, emitido hoje, a Prodrive comunicou que em 2008 não irá competir na Fórmula 1. A companhia britânica, gerida por David Richards, que gere a Subaru na WRC, foi escolhida em 2006 pela FIA, num total de onze candidaturas.
No entanto, e porque um novo Pacto de Concórdia ainda não foi assinado, a Prodrive não poderá competir em 2008. O atual pacto exige que cada equipe construa o seu carro, algo que a Prodrive não pretende fazer.
No comunicado da Prodrive, pode-se ler: “A Prodrive sempre afirmou que iria entrar na Formula 1, com o que se designou por ‘carros cliente’. Todos sabem que as premissas com que iríamos entrar eram essas.
Nos últimos 18 meses, temos estado trabalhando arduamente para conseguirmos um acordo com a Mercedes, com a McLaren, e com um patrocinador, novo para o esporte. É assim com algum desalento, que nos vemos forçados a retirar a nossa participação de 2008, devido a um entrave legal de última hora.
Este entrave legal, e o constante adiamento no novo Pacto de Concórdia, levam a que tenhamos realisticamente que adiar a nossa entrada no mundial de Fórmula 1.
No entanto, é ainda a vontade da Prodrive entrar na Fórmula 1, e esperamos que um dia, um novo pacto seja assinado, e o mesmo permita que inscrevamos um carro dentro do quadro legal existente.”