A Ferrari teve hoje a pior qualificação da temporada. Nenhum dos pilotos conseguiu fazer a pole, nem sequer chegar à primeira fila, que acabou sendo dominada pelos pilotos da McLaren. Além disso, Kimi Raikkonen cometeu um erro na segunda fase da qualificação. Erro esse que danificou o seu monoposto de forma que não foi possível realizar qualquer volta lançada. Assim Raikkonen parte de 15º. Felipe Massa esteve muito melhor terminando a sessão com o 3º tempo.
Massa comentou: “Estou satisfeito pois fiz uma boa volta, sem tráfego, e estou numa boa posição para a corrida de amanhã. Estou confiante e tentarei obter um bom resultado. A corrida é muito longa e é vital manter a concentração. Se chover, será ainda mais uma loteria. Hoje as coisas estiveram bastante complicadas para escolher o momento certo para ir para a pista, tanto em termos de tráfego como das condições climáticas, com a ameaça de chuva a qualquer momento. Vi as bandeiras amarelas devido ao Kimi. Tratou-se de um momento complicado na Rascasse, quando o encontrei parado à minha frente, mas acabei conseguindo passar sem danificar o meu carro.”
Raikkonen comentou: “Não há muito a dizer depois desta qualificação. Estava na minha primeira volta com pneus macios quando, na saída da chicane da Piscina, bati nas barreiras com o pneu dianteiro esquerdo. Primeiro parecia que tudo estava bem, mas quando cheguei a Rascasse, o carro não queria fazer a curva. Consegui voltar aos boxes e os mecânicos tentaram reparar o carro, mas não foi possível fazê-lo a tempo. Aqui, o mais pequeno erro é caro e é uma pena pois penso que poderia ter lutado pela pole. Contudo, irei começar da sétima fila, então espero por uma corrida dura, mas farei o possível para conseguir um bom resultado para a equipe.”