Uma grande mudança no calendário de 2004 foi feita e, para nós, a principal foi a transferência do GP Brasil, que aconteceria em Abril, para Outubro, última etapa do campeonato. Desde a sua primeira inclusão no calendário oficial, em 1973, a prova brasileira fez parte do primeiro giro anual da F1 fora do território europeu. Agora, integrará o terceiro e o último (o segundo é o deslocamento para a América do Norte). Apesar da forte divulgação a respeito da mudança no calendário, pouco foi dito a respeito do motivo dessa transferência.
A revista RACING, em sua última edição, trouxe maiores detalhes sobre a mudança no calendário e explicou o porque dessa transferência do GP Brasil.
Segundo a revista, a mudança significou o atendimento do pedido feito a Bernie Ecclestone pela prefeita Marta Suplicy e a secretária de esportes, Nádia Campeão. O pedido teria acontecido em Abril. A prefeita alegou que o fato de Interlagos estar nesse primeiro giro resultava em transtornos administrativos. A prefeita quis saber, então, se não haveria a possibilidade de desloca-la para o final do calendário. Bernie explicou a complexidade para montar o calendário, mas prometeu levar em consideração o pedido. Assim, cumpriu a promessa.
O promotor Tamas Rohonyi, festejou a mudança e enumerou diversas razões: “No início do ano, há uma tendência muito grande de chover em São Paulo. A proximidade com o Carnaval dificulta a estrutura de organização e a eventual coincidência de datas com a Páscoa acaba gerando uma queda de público”, explicou.