“Apenas mais um Renault!”

É assim que os engenheiros da Renault encaram o modelo R25, a obra-prima do automobilismo esportivo que levou a equipe Renault F1 Team aos títulos mundiais de pilotos e de construtores. Agora, a empresa pretende aproveitar os excelentes resultados obtidos por sua equipe na principal categoria do mundo para evidenciar o desempenho, segurança e outros atributos resultantes da avançada tecnologia de seus produtos – todos projetados e construídos com a mesma filosofia e capacidade técnica que conquistou o mundo das pistas.

A equipe Renault F1 Team quebrou todos os seus recordes na temporada 2005 da Fórmula 1. Desde o início do ano, o objetivo do time era claro e ambicioso: estar entre os melhores do começo ao fim da disputa. Não apenas este objetivo foi amplamente atingido, mas a equipe também conquistou tanto o Campeonato Mundial de Pilotos quanto o de Construtores.

Este sucesso assinala o primeiro título da Renault como equipe e contando com um carro 100% construído por seu time. Como fornecedora de motores, a Renault conquistou seis títulos de construtores e cinco de pilotos durante a década de 1990. Mas com oito vitórias, sete pole positions e 17 colocações no pódio, o modelo R25 – fabricado em Enstone (Inglaterra) e Viry-Chatillon (França) – abriu novos horizontes. Após vencer a principal batalha realizada nos grandes autódromos do mundo, o atual desafio da Renault é usar este resultado excepcional como uma ferramenta de comunicação global.

“A parte mais difícil (vencer o campeonato) está feita”, comenta o presidente da Renault F1 Team, Patrick Faure. “Nossa próxima tarefa será usar estes títulos em todos os níveis da empresa e comunicar nossa façanha para o público em geral. Nós temos que explicar nosso sucesso a todos os clientes e corresponder à nova imagem que a Fórmula 1 nos trouxe. Finalmente – e tão importante quanto o que eu disse antes –, precisamos ser tão determinados quanto fomos no ano passado e usar nossas conquistas como a base para repetir mais sucessos em 2006”.

O texto a seguir mostra apenas algumas das formas com as quais a Renault pretende capitalizar os louros de seus títulos conquistados em 2005. Estes eventos específicos são obviamente um incremento às atividades de marketing e relações públicas já realizadas durante o ano.

Corrida dos Campeões no Stade de France

A Renault foi parceira da Corrida dos Campeões, disputada no dia 3 de dezembro. Este evento anual é realizado no Stade de France, situado em Paris. Os melhores pilotos do mundo competem diante de 50.000 pessoas utilizando carros idênticos, como o Renault Mégane Trophy. O modelo R25, campeão mundial de Fórmula 1, foi a estrela do show ao realizar uma emocionante demonstração que entusiasmou o público.

Festa de comemoração em Boulogne

No dia 30 de novembro, a imprensa e parceiros da Renault foram convidados para uma festa especial de comemoração na cidade de Boulogne-Billancourt, próximo a Paris. Os anfitriões foram Carlos Ghosn (Presidente do Grupo Renault), Patrick Faure (Presidente da Renault F1 Team), Flavio Briatore (Diretor Geral da Renault F1 Team) e, claro, os pilotos Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella – todos felizes por receber convidados ilustres para uma ocasião memorável.

O Atelier Renault decorado de azul e amarelo

Logo após Fernando Alonso conquistar o título do Mundial de Pilotos no Grande Prêmio do Brasil, em outubro, o Atelier Renault (espécie de showroom altamente sofisticado, localizado na avenida Champs Elysées, em Paris) realizou uma homenagem especial ao novo campeão mundial. Todos os veículos em exibição foram pintados com as cores da Renault F1 Team. A sede da Renault em Boulogne também foi decorada com as cores da equipe, assim como a sede da agência de publicidade Publicis.

Viry-Châtillon assume as cores da F1

Desde meados de novembro, a atenção dos motoristas que trafegam pela rodovia A6, nos arredores de Paris, é atraída pela nova roupagem da fábrica-sede da equipe de Fórmula 1, em Viry-Chatillon. O prédio recebeu um esquema de cores exclusivo para celebrar as façanhas alcançadas em 2005. Os parceiros da Renault também se juntaram às comemorações, com quase 300.000 pôsteres enviados para seus escritórios.

Uma edição limitada do Mégane

Em breve, uma edição limitada batizada como Mégane RS Renault F1 Team – com itens como pintura azul exclusiva e bancos tipo concha – fará parte da linha de produtos da marca. Este novo modelo tem como objetivo ressaltar o desempenho e prazer de dirigir.

Nova assinatura internacional nos anúncios de TV

Duas semanas após o Grande Prêmio da China, onde a Renault F1 Team conquistou o Mundial de Construtores, os anúncios de TV da Renault começaram a indicar uma nova tendência. “Nós recomendamos a todas as nossas fábricas e importadores no mundo inteiro que incorporassem um carro de F1 e o som de um motor V10 na ‘assinatura’ de cada anúncio de TV”, comentou Thierry Tuteleers, responsável pela campanha televisiva mundial da Renault. “Este detalhe permanecerá no ar até o início da nova temporada”.

Nova campanha publicitária

Nos próximos dias a Renault revelará uma nova campanha publicitária, visando destacar o desempenho da equipe de Fórmula 1. “Nosso objetivo é associar os produtos Renault com a F1”, explica Thierry Tuteleers. “Obviamente, não estamos dizendo que toda a tecnologia de um monoposto de F1 será encontrada em todos os carros de produção da Renault. Mas unimos estes dois mundos ao enviar uma mensagem clara: o carro de F1 e o veículo utilizado pelo motorista comum foram projetados pela mesma empresa, com o mesmo espírito, pelas mesmas pessoas”. Quatro anúncios serão publicados em veículos de comunicação internacionais (como a Newsweek, The Economist, Fortune e Business Week) assim como em jornais e revistas especialmente selecionados na Europa. Em cada anúncio, o F1 de Fernando Alonso e um carro de produção da Renault estarão ligados pelo slogan “Just Another Renault !” (“Apenas mais um Renault !”).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.