Por Victor D. Berto
A FIA decidiu alterar o regulamento da Fórmula 1 para não permitir que nenhuma equipe se aproveite na brecha da regra de motores, que permitia trocá-lo caso o piloto abandonasse a prova.
Um porta-voz da federação revelou que agora eles dizeram uma distinção no regulamento entre abandono e a decisão da BAR, de entrar nos boxes na última volta para completar a prova.
Acredita-se que Jenson Button e Takuma Sato não serão punidos pela troca de motores, com a perda de 10 posições no grid do GP da Malásia. O porta-voz insistiu que as atitudes como a da BAR poderão ser identificadas no futuro. “Nós pediremos explicações às equipes quanto ao motivo do abandono.”, disse.
Até ontem apenas a Toyota tinha se apresentado contra a atitude da BAR, mas hoje Willy Rampf, diretor-técnico da Sauber, e Pat Symonds, engenheiro da Renault, também criticaram a decisão da equipe britânica.
“Isso não é bom para o esporte…”, disse Rampf. “… ou para o espectador.”, completou Symonds, que declarou que a atitude da equipe foi ridícula.