Massa testará nova Sauber em Valência

Sem qualquer solenidade especial, já que a apresentação oficial da equipe programada para esta terça-feira na Malásia foi cancelada em respeito às vítimas do maremoto no sudeste asiático, a Sauber iniciará nesta semana os testes com o carro da temporada 2005. Felipe Massa estreará o C24-01 em Valência (Espanha) na sexta-feira e no sábado; no domingo, cederá o cockpit do único chassi já finalizado para Jacques Villeneuve, seu novo companheiro no time suíço.

Massa tinha embarque marcado para a noite desta segunda-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos. Depois de passar duas semanas de férias no Brasil, viajaria animado com a volta ao trabalho e a perspectiva de começar a explorar o potencial do primeiro modelo concebido de acordo com as mudanças introduzidas no regulamento técnico pela Federação Internacional de Automobilismo para 2005.

“O carro é bem diferente daquele do ano passado. Poderíamos ter seguido o mesmo caminho do C23, mas preferimos partir para um projeto diferente. O carro novo pode ser melhor balanceado, com distribuição de peso adequada e chassi mais rígido. Além disso, o C24 é o primeiro carro da Sauber com aerodinâmica integralmente testada em nosso novo e moderno túnel de vento. Levou em conta que este ano passamos a correr com os pneus Michelin, e não mais com os Bridgestone”, comentou Massa, 12º colocado no campeonato de 2004 com 12 pontos.

Ao contrário dos anos anteriores, a Sauber deixou de utilizar o câmbio da Ferrari. O câmbio do C24 foi projetado e fabricado na sede de Hinwil, nas proximidades de Zurique. O motor, no entanto, continua sendo comprado da equipe italiana. Massa acredita que neste momento qualquer previsão acerca das possibilidades da Sauber é prematura, embora concorde que o crescimento da equipe na segunda metade do calendário de 2004 não possa ser ignorado. “O regulamento é novo para todos. Por isso, ninguém pode especular agora como é que as equipes se comportarão neste ano”, explicou.

Massa acrescentou que a primeira bateria de testes tem objetivos bastante específicos. “Os primeiros dias servirão basicamente para a checagem de todos os componentes e ver se não há nada de errado que precise ser reparado na fábrica. Não estamos preocupados em virar rápido. Se o carro não apresentar nenhum problema, vamos procurar completar o máximo possível de quilometragem para verificar a sua resistência. Estes testes são apenas para a adaptação dos pilotos e da equipe ao novo carro. Se tudo funcionar como o planejado, a partir dos testes da próxima semana em Barcelona é que começaremos a mexer no acerto”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.