Felipe Massa iniciou em alto estilo a pré-temporada 2005 da Fórmula 1. Em seu primeiro contato com os pneus Michelin, Massa estabeleceu o 3º tempo entre os 15 pilotos que treinaram nesta quarta-feira em Barcelona. O piloto da Sauber ficou satisfeito com o resultado dos testes, mas não quis fazer comparações com os Bridgestone que usou desde sua estréia na Fórmula 1 em 2002. “Ainda é muito cedo. Foi um ótimo começo, só que ainda precisamos de mais tempo até conhecer o verdadeiro potencial da Michelin”, justificou.
Massa disse que, aparentemente, a adaptação da Sauber com os Michelin foi rápida. “A equipe estudou bem na fábrica, antes mesmo de vir para a Espanha, o que deveria ser feito nestes testes iniciais. Conseguimos um bom acerto praticamente logo de cara. Fiquei surpreso com esse começo, mas também não se deve esquecer que a pista estava nas condições ideais”, observou. Num dia de tempo firme, a temperatura do ar manteve-se sempre na casa dos 15 graus.
A marca de Massa foi registrada pela manhã, na 22ª das 71 voltas que completou. A Sauber se mostrou veloz desde a abertura da pista, virando na casa de 1min16s. Depois Massa parou nos boxes e informou que o carro estava saindo um pouco de traseira. Resolvido o problema, Massa foi baixando gradualmente até estabelecer a marca de 1min14s939, melhorando em menos de um décimo de segundo a pole de Michael Schumacher no GP da Espanha deste ano.
Embora cauteloso, Massa disse que a Sauber terá bastante tempo para aprender e melhorar o desempenho com os Michelin até à abertura do campeonato, marcada para 6 de março na Austrália. “A verdade é que temos tudo para ser mais competitivos do que em 2004. Mas, repito, ainda é cedo para uma opinião definitiva sobre os Michelin. A idéia é continuar trabalhando duro em cima deles”. Massa encerrará os testes amanhã, experimentando freios e diferentes configurações aerodinâmicas, e na sexta-feira dará lugar ao canadense Jacques Villeneuve, que realizará seu primeiro treino como piloto da Sauber em substituição ao italiano Giancarlo Fisichella.