Afinal, o que é um tufão?

Por Victor D. Berto

As palavras furacão e tufão tem o mesmo significado para um grande ciclone tropical. Tufões acontecem quando o oceano aquece e a atmosfera se torna instável. Um ciclone tropical é o termo genérico para uma sinopse não-frontal de escala de baixa pressão sobre águas tropicais ou sub-tropicais com formações convexas (chuvas com trovões e relâmpagos).

Estes são diferentes das tempestades de médias latitudes que derivam o seu poder de uma temperatura gradiente (frentes frias). Os ciclones circulam de forma anti-horária no hemisfério norte e de forma horária no hemisfério sul.

Há diferentes classes de ciclones: uma depressão tropical, uma tempestade tropical e finalmente, se a velocidade de seus ventos forem superiores a 119km/h, eles são classificados de diferentes formas dependendo de sua localização:

– Furação: No norte do Oceano Atlântico, do nordeste do Oceano Pacífico ao leste do ‘dateline’, ou do sul do Oceano Pacífico ao leste do ponto 160E.

– Tufão: No noroeste do Oceano Pacífico à oeste do ‘dateline’.

– Ciclone tropical rigoroso: Do sudoeste do Oceano Pacífico ao leste do ponto 160E, ou do sudeste do Oceano Índico ao oeste do ponto 90E.

– Tempestade de ciclone severa: No norte do Oceano Índico.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.