A decisão das autoridades locais de determinar o fechamento do autódromo neste sábado em vista da iminente passagem do Tufão 22 pela área de Suzuka foi aplaudida por Felipe Massa. “Elas agiram pensando na segurança como um todo, não apenas no pessoal da Fórmula 1, mas também nos torcedores que viriam assistir aos treinos”, concordou. Massa diz que a medida foi acertada principalmente por causa da fidelidade do público japonês, apesar dos reiterados avisos da meteorologia sobre a possibilidade de chuvas e ventos fortes na região. “Eles são simplesmente fanáticos pela Fórmula 1. Hoje mesmo, apesar do tempo ruim, tinha muita gente nas arquibancadas.”
Massa sequer marcou tempo, depois de rodar nos dois ensaios de uma sexta-feira complicada pela pista encharcada. Na primeira sessão, saiu da pista e bateu nas barreiras de proteção, danificando as suspensões dianteira e traseira. À tarde, o temporal aumentou quando abria a primeira volta. Mesmo retornando em ritmo lento para os boxes, voltou a aquaplanar. “O carro simplesmente fugiu do meu controle numa poça depois dos esses”, admirou-se.
Além da preocupação com a segurança das pessoas, Massa disse que o cancelamento das atividades do sábado se justificava também pelas características do traçado de Suzuka. “Tem vários trechos de subida e descida, o que faz com que a água fique represada em alguns pontos. É uma situação bastante perigosa.” Ele vai seguir à risca a orientação transmitida às equipes para permanecerem nos hotéis. “Ninguém esperava esse dia de folga. Vou passar o dia descansando e vendo televisão no quarto.”