Este ano, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, em 24 de outubro, encerra a temporada de corridas. A Ferrari arrasou ao longo do campeonato e já conseguiu, por antecipação, o Campeonato Mundial de Construtores, na Hungria, e o Campeonato Mundial de Pilotos, com Michael Schumacher sagrando-se heptacampeão na Bélgica. A Shell, parceira tecnológica e patrocinadora da escuderia italiana, tem muito o que comemorar e preparou um calendário promocional intenso para a corrida brasileira.
O Copão Ferrari, a primeira das promoções, começou em 1º de setembro. Nela, o consumidor escolhe entre duas alternativas para ganhar o brinde: na primeira delas, trocando o óleo do seu carro por 4 litros de Shell Helix Plus ou Ultra, ele ganha automaticamente o copo; na segunda alternativa, ao comprar um litro de Shell Helix Super, Plus ou Ultra, o cliente ganha uma raspadinha, que pode estar premiada também com um super copo da Ferrari.
Já a partir do dia 1º de outubro, os motoristas que abastecerem 30 litros de gasolina Shell V-Power — desenvolvida nas pistas de Fórmula 1 — em um dos cerca de mil postos Shell credenciados, vão receber uma raspadinha e terão sinal verde para concorrer a prêmios exclusivos da Ferrari: adesivos, camisas pólo, canetas ou até mesmo um Ferrari Formula Lego. A promoção vai durar até que se encerrem os estoques.
Campanhas esquentam segundo semestre
A Shell investirá este ano, em ações de marketing voltadas para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, R$ 13 milhões. De acordo com Ingrid Buckmann, Gerente de Comunicação e Marca, “este é o momento do ano em que a companhia consegue excelente retorno em suas promoções nos postos, pois os consumidores estão mais voltados para o esporte e a visibilidade da marca aumenta”. Com essas ações estratégicas, a Shell pretende aumentar seu mix de vendas da gasolina V-Power, que hoje é de 23% do volume total de gasolina vendida. Pesquisas junto aos clientes indicam que 42% dos motoristas que abastecem em postos Shell sabem que a companhia patrocina a Ferrari.
Além das promoções do Copão Ferrari e da Raspadinha Shell V-Power, outra ação que chama a atenção é uma “brincadeira” que será feita com motoristas, em locais estratégicos de São Paulo. Um pit stop será simulado com os carros que estiverem posicionados na primeira fila, nos sinais de trânsito. O “pole position” será cercado por uma equipe uniformizada – cinco mecânicos e uma promotora –, tal qual nos pit stops da F-1. Quatro deles lustrarão as rodas do carro, simulando a troca de pneus, um simulará o reabastecimento, enquanto a promotora posicionará um guarda-sol sobre o motorista e oferecerá brindes. A Shell levará ainda um carro de Fórmula 1 legítimo a alguns postos credenciados, para que os consumidores possam ver de perto e até mesmo tocar em um carro de Fórmula 1.
Uma parceria vitoriosa
Em 1950, nascia um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Fórmula 1, e com ele começava também uma parceria de sucesso entre duas grandes empresas: Shell e Ferrari. Datado das primeiras corridas, com Juan Manoel Fangio ao volante, o casamento entre Ferrari e Shell foi interrompido em 1973, quando, devido à crise do petróleo, a Shell foi forçada a abandonar as pistas. Em 1996, a vitoriosa parceria foi reeditada. Juntas, Shell e Ferrari já conquistaram oito mundiais de pilotos e cinco mundiais de construtores.